Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Matrix/Exterminador

Cannes vive um apocalipse virtual

Redação - Folha de Londrina
15 mai 2003 às 21:28

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Só não vieram os diretores do filme, os irmãos Andy e Larry Wachowski, ainda mergulhados na pós-produção da parte final da trilogia, ''Matrix Revolutions'', com lançamento previsto para novembro. Quem pôde pegou uma carona em busca de mais fama e veio a Cannes prestigiar a pré-estréia mundial de ''Matrix Reloaded'', exibido nesta quinta fora de competição, com estréia nos Estados Unidos a partir do mesmo dia e no Brasil no dia 23.

O elenco principal esteve em peso: Laurence Fishburne, Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss - ostentando uma gravidez adiantada e nada virtual - Hugo Weaving, Mônica Belluci, Lambert Wilson e Jada Pinkett Smith, além do produtor Joel Silver e de alguns colaboradores vitais no suporte de produção.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em torno dessa estratégica exibição européia, uma certeza: as relações entre Hollywood (no caso leia-se Warner Bros.) e Cannes não poderiam estar melhores, desarmando definitivamente qualquer boato sobre azedumes e má vontade de ambas as partes, por conta das recentes rusgas entre França e Estados Unidos. A propósito, durante as coletivas com elenco americano não têm faltado questionamentos sobre estas diferenças, imediatamente descartados pelo coordenador.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 2025

Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar

Imagem de destaque
Evento inédito

1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina

Imagem de destaque

Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta

Imagem de destaque
Postou vídeo no X

Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025


Hoje quem faz ponto na Croisette é Arnold Schwarzenegger, que veio promover ''Terminator 3''. E James Cameron, diretor dos dois primeiros 'Exterminadores'', não assina esta seqüela mas também está circulando por aqui com um documentário sobre o ''Titanic'' (o navio, não o filme).

Publicidade


Diz o folclore em torno do maior sucesso planetário de todos os tempos, ''Titanic'' (o filme, não o navio), que o diretor ficou tão impressionado com o que andou vendo a 4 mil metros de profundidade, enquanto preparava as filmagens, que resolveu registrar tudo em imagens com equipamento HDV e em 3D - vídeo de alta definição, em terceira dimensão. O resultado, a ser conferido neste fim de semana com aqueles famosos e agora ressuscitados óculos especiais de duas cores, estão lembrados?, recebeu o sugestivo título de ''Ghost of the Abiss''.


Mas por onde andará o festival propriamente dito, aquele para os críticos, com seus filmes mais experimentais, com novas propostas estéticas e preocupações acerca das angústias da humanidade? Este também começou quarta, mas discretamente, em meio a tantos fogos de artifício e festas, celebrações, homenagens. Na abertura da competição, um exemplar digno desta tradição-cabeça que anda meio estremecida pela invasão cada vez maior da cultura descartável.


O chileno-francês-barroco Raoul Ruiz assina o ponto mais uma vez - é figura frequentíssima em festivais - com ''Ce Jour-là'', uma aventura bizarra em tom de comédia negra, ambientada na Suiça. Ou melhor, localizada geograficamente neste território mental delirante do diretor. Parece pouco caso? Não é, já que Rouiz é um construtor de filmes ''a clef'', com alguns segredos guardados a sete chaves.

''Ce Jour-là'' é um filme sobre uma família, sobre um país (a Suíça), sobre uma cidade corrompida, sobre uma família manipulada, sobre castas sociais, complôs e assassinatos, sobre o Estado que a tudo assiste de longe. Sendo Rouiz quem é, a narrativa não é simples e avança em zigue-zague em torno de um determinado dia, 28 de dezembro, Dia dos Santos Inocentes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo