Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em busca da interação com a natureza

Simone Mattos - Folha do Paraná
31 jul 2001 às 09:56

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Raízes de árvores tombadas ganharam um toque de inteligência e criatividade nas mãos do arquiteto e artista plástico André Fort. O resultado são inéditas obras de arte, todas com utilidade doméstica, que estarão em exposição no Centro de Criatividade do Parque São Lourenço a partir de sexta-feira.

Para elaborar as peças, ele só recolhe o que é perdido na natureza. Há dez anos trabalhando na equipe de planejamento urbano de Curitiba, Fort passou a questionar até onde a evolução da cidade interfere no meio ambiente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Observar a evolução de uma cidade é sentir o efeito que isso causa em todo o segmento de representação artística, por isso a necessidade de um resgate da forma natural", afirma.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação


Ele traduz esta observação em suas peças exclusivas, que retratam essencialmente a evolução das cidades e o desmatamento das florestas. Raízes de árvores tombadas se transformam em pés-de-mesa, revisteiros e cabideiros.

Publicidade


Segundo Fort, cada obra carrega consigo um pouco da história da exploração das florestas que deu espaço ao crescimento urbano. Reciclando o que é desperdiçado nos desmatamentos, o artista procura resgatar a relação do homem com o meio ambiente.


As obras fazem referência à arte primitiva e, por isso, ganharam nomes indígenas. A pequena mesa de apoio, por exemplo, ganhou o nome de "Curumim", que significa índio pequeno. "A arte primitiva tem uma forte expressão dentro da vida contemporânea, porque cada vez mais o homem busca a simplicidade da interação com a natureza", comenta o arquiteto.

Serviço: A exposição "Outras Raízes", do arquiteto e artista plástico André Fort, ficará em cartaz de 3 a 26 de agosto no Centro de Criatividade do Parque São Lourenço.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo