Segunda-feira, 18 de Julho
Timóteo resolve se vingar de Carlota e envia a moça para uma prisão em sua fazenda. Dora fica radiante ao ouvir os elogios que Jesuíno lhe faz. Farid procura Penélope, mas Bel o expulsa do quarto da jornalista. Maria Cesária liberta Úrsula do castigo de Herculano. Todos no palácio imploram para que Timóteo perdoe Carlota. Filó estranha a amizade de Antônia e Batoré. Neusa se insinua para Quiquiqui. Jesuíno descobre que Timóteo foi envenenado e pensa em invadir o palácio. Úrsula diz que pode salvar Timóteo desde que ele liberte Carlota. Euzébio não aceita lutar ao lado dos cangaceiros para salvar Açucena e Virtuosa briga com ele. Bartira expulsa Farid de sua casa e Salim conforta seus irmãos. Rosa avisa a Zenóbio, Augusto, Felipe e Petrus sobre o plano de fuga de Jesuíno. Antônia aprende a escrever e decide não fugir com Cícero por consideração a Batoré. Batoré repreende o novo comportamento de Neusa. Cícero e Inácio sofrem ao verem o casamento de Antônia. Timóteo se recupera do envenenamento.
Terça-feira, 19 de Julho
Timóteo obriga Açucena a acompanhá-lo ao casamento de Antônia. Inácio impede Cícero de atingir Timóteo. Jesuíno, Herculano, Dora, Quiquiqui e Setembrino cercam a delegacia para libertar os homens da corte. Dr. Sérgio entrega uma roupa de enfermeiro para Bel. Paçoca é rendido por Augusto, que foge da cela com seus companheiros. Antônia se casa com Batoré. Timóteo se enfurece ao saber da fuga dos prisioneiros da delegacia e decide punir Tibungo. Úrsula avisa que o coronel pode ficar cada vez mais perigoso devido aos efeitos do antídoto ao veneno. Herculano se preocupa com o sumiço de Cícero. Úrsula faz Timóteo acreditar que ele pode ser o rei de Seráfia. Benvinda se preocupa com a empolgação de Jesuíno ao falar de Dora. Batoré ajuda Antônia a ler um livro. Timóteo anuncia ao povo de Brogodó que será coroado o novo rei de Seráfia e se casará com Açucena.
Quarta-feira, 20 de Julho
Padre Joaquim tenta falar com Timóteo e acaba destituído da igreja por ele. Florinda e Virtuosa avisam a Augusto que o coronel disse que será o novo rei de Seráfia. Lilica e Efigênia cuidam de Tibungo. Miguézim devolve a tiara de Cristina a Augusto. Jesuíno e Dora ouvem Timóteo falar sobre um ataque a Herculano. O líder do cangaço e Jesuíno traçam um plano para resgatar Açucena. Augusto e Maria Cesária se reconciliam. Timóteo manda Zóio-Furado capturar Virtuosa e prendê-la no quarto com a filha. O falso cardeal de Seráfia chega a Brogodó. Timóteo informa a Açucena que Baldini irá buscá-la para a cerimônia de coroação e noivado. Damião escuta Jesuíno dizer que vai atacar Timóteo.
Leia mais:
Como 'Volta por Cima', nova novela das sete, devolve os olhares da Globo à periferia
Maria Fernanda Cândido vira assunto mais comentado em estreia de 'Renascer'
Veja as mudanças do remake de 'Renascer', com Buba trans e padre que vira pastor
Como a Globo usou 'Terra e Paixão' para reagir à polêmica com beijos gays
Quinta-feira, 21 de Julho
Jesuíno vê Timóteo conduzindo Açucena até o altar. Dora avisa a Virtuosa para se preparar para fugir. O falso cardeal de Seráfia abençoa o noivado de Timóteo e Açucena. Bel e Ventania rendem os cocheiros da carruagem e Jesuíno e Felipe assumem seus lugares. Timóteo se nomeia rei de Seráfia. Rosa leva Antônia para falar com Cícero. Timóteo entra com Açucena na carruagem e Jesuíno e Felipe os conduzem para fora da cidade. Helena estranha que Úrsula a deixe visitar Efigênia. Timóteo se assusta quando os cangaceiros interceptam sua carruagem e resgatam Açucena. Antônia pede para Batoré romper com Timóteo. Quiquiqui convida Téinha para ir ao cinema. Miguézim e Inácio encontram Damião perdido na mata. Herculano prende Timóteo. O falso cardeal de Seráfia encontra os cocheiros amarrados e conta para Úrsula e Baldini. Açucena e Jesuíno conversam. Herculano anuncia sua vingança contra Timóteo.
Sexta-feira, 22 de Julho
Tibungo decide abandonar a fazenda e Amália o acolhe em sua casa. Timóteo tem medo de Herculano. Jesuíno impede que Cícero atinja Timóteo e sugere uma outra punição para ele. Bartira cuida de doutor Sérgio e desagrada Farid. Neusa decide ir ao cinema sozinha. Herculano aceita a ideia de Jesuíno e Augusto e mantém Timóteo vivo. Quiquiqui pega o caderno em que Setembrino escreve seus versos e vai para o cinema com Téinha. Timóteo assina os termos do acordo para que os cangaceiros poupem sua vida. Baldini recebe o bilhete do coronel e Úrsula tem uma ideia para ajudá-lo. Timóteo finge desmaiar e Augusto e Jesuíno acreditam. Neusa tenta seduzir Quiquiqui no cinema, mas se irrita quando ouve o rapaz pedir Téinha em namoro. O secretário da presidência não acredita no pedido de ajuda de Batoré e desliga o telefone. Felipe contraria as ordens de Herculano e solta Timóteo, que o ameaça.
Sábado, 23 de Julho
Jesuíno fica inconformado de ter que acatar as ordens de Timóteo. Tibungo pede perdão a Miguézim. Sérgio diz a Damião que a doença que ele tem nos olhos é genética e pode atingir um de seus filhos. Baldini envia uma mensagem para o Tenente Arueira. Herculano atende à exigência de Timóteo para fugir, mas Jesuíno e Doralice conseguem imobilizá-lo e libertar Felipe. Farid implora que Bartira o perdoe. Téinha diz para Quiquiqui que gosta de seus versos. Açucena vê Jesuíno e Dora se beijando. Farid tenta se redimir com Neusa. Setembrino fica feliz ao saber que Téinha gosta dos versos que ele escreve. Herculano pede para Bel dar um recado para Úrsula. Augusto procura Maria Cesária. Zóio-Furado e Ternurinha se beijam. Bel se encontra com Penélope. Tenente Arueira chega ao palácio do governo, deixando Úrsula e Baldini satisfeitos.