AE-AP - Agência Estado
Depois de os goleiros Júlio César e Casillas protagonizarem duras críticas à bola que será usada na Copa do Mundo da África do Sul, nesta terça-feira foi a vez de outro jogador da posição, o italiano Buffon, expressar o seu descontentamento com a Jabulani.
A bola, que já foi criticada também por vários outros jogadores, não foi poupada por Buffon, que qualificou a mesma como diferente de todas as outras com as quais já trabalhou. "Geralmente você se acostuma com isso, mas neste caso cada toque (na bola) traz com ela (uma direção)desconhecida. A trajetória é realmente imprevisível", reclamou Buffon.
O goleiro titular da seleção italiana ressaltou que ele percebeu que havia um problema com a bola da Copa logo em seu primeiro contato com ela. Ele enfatizou que a Jabulani, criada pela Adidas especialmente para o Mundial, também afetará todos os outros jogadores de outras posições.
Para efeito de comparação, Buffon comentou que, quando o meia Pirlo faz um passe ruim, ele erra o destino da bola geralmente por 10 centímetros, mas salientou que "com essa bola ele corre o risco de errar por três metros".
Insatisfeito, Buffon sugeriu que a bola seja fabricada com mais atenção no futuro, em um próximo Mundial. "Há muito o que falar sobre estádios, infraestrutura e TV e isso é legal e tudo, mas primeiro nós temos de nos preocuparmos bom bolas, chuteiras e uniformes", ressaltou.