Pesquisar

Canais

Serviços

Copa do Mundo 2010

Campeão mundial diz que franceses despertaram o racismo

Agência Estado
17 jul 2010 às 16:13
Publicidade
Publicidade

O campeão mundial pela França na Copa do Mundo de 1998, Lilian Thuram, disse neste sábado que os incidentes ocorridos com a seleção francesa na África do Sul pode alimentar o racismo no país. Durante a competição mais importante do futebol, os jogadores não quiseram participar de um treinamento por causa do corte do atacante Nicolas Anelka da delegação.

O atleta havia se desentendido com o treinador Raymond Domenech no intervalo da derrota para o México por 2 a 0, na segunda rodada do torneio. "Os franceses podem pensar agora que todos os problemas aconteceram porque há muitos jogadores negros na equipe", disse o ex-atleta, em entrevista ao jornal L''Equipe..

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Thuram defende uma punição para parte do grupo que incitou a manifestação. Para ele, o capitão Patrice Evra, porta-voz do elenco, não deverá ser mais convocado para a seleção. O ex-lateral direito não acredita que todos os jogadores concordavam com o movimento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Todos limpos

Fifa anuncia que Copa não teve nenhum caso de doping

Imagem de destaque
Rezando pela seleção

Padre holandês é punido por celebrar "missa laranja"

Imagem de destaque
Dourada

Bola da final da Copa do Mundo é leiloada por US$ 74 mil

Imagem de destaque
Interpol

5 mil pessoas são presas por apostas ilegais na Copa



"É muito fácil dizer depois que todos estavam unidos. Alguns mantêm silêncio a respeito, mas são vítimas da situação. Dizer que todos estavam de acordo é evidentemente a estratégia dos líderes", enfatizou o ex-jogador que mais atuou pela seleção francesa.


Ele se referiu ao volante Toulalan, que, em entrevista, na última semana, afirmou que não havia ninguém que discordasse do protesto. Thuram também adiantou que deixará o cargo de conselheiro da Federação Francesa de Futebol, caso não haja nenhuma punição aos responsáveis. Uma comissão que investiga o incidente entregará até o dia 15 de agosto um relatório para a entidade responsável pelo futebol na França.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade