O técnico Dunga está violando as regras da Fifa ao fechar três dos treinos da seleção nos cinco dias que antecedem a primeira partida do Brasil pela Copa, que será realizada nesta terça-feira, contra a Coreia do Norte. A direção de comunicações da Fifa confirmou nesta segunda-feira que a atitude da CBF viola as regras estabelecidas para o Mundial.
"A regulamentação é clara: cinco dias antes de um jogo, uma seleção pode fechar completamente apenas um treinamento", afirmou Nicolas Maingot, diretor de comunicação da Fifa.
Nos últimos cinco dias, Dunga optou por impedir a entrada da imprensa e fazer treinos totalmente fechados em três deles. Pelas regras, uma seleção pode fechar grande parte dos treinamentos. Mas precisa garantir que a imprensa assista a pelo menos 15 minutos de cada um. "Antes de cada jogo, os times podem ter um treino fechado. Todos os demais precisam ser abertos por pelo menos 15 minutos", explicou Maingot.
A obrigação de ter os treinamentos abertos não é apenas uma questão de transparência, mas também de dinheiro. Patrocinadores e parceiros da Fifa usam os treinos de seleções para mostrar suas marcas.