A Espanha vai chegar à África do Sul para a disputa da Copa do Mundo confortável com a sua condição de favorito, de acordo com o técnico Vicente del Bosque. O treinador, que não disputou o Mundial de 1978 por conta de uma lesão, acredita que ele e a equipe estão prontos.
"Eu acho que em cada dia de sua carreira você amadurece, você se sente mais responsável", disse Del Bosque. "É verdade que há um grande ambiente em torno desta equipe cheia de confiança e que afeta a todos".
A Espanha estreia no Grupo H contra a Suíça, em 16 de junho,
antes de enfrentar Honduras e Chile. Acossado pela grande expectativa, Del Bosque se recusa a deixar o termo "desastre" entrar no seu vocabulário, se a Espanha não ganhar a sua primeira Copa do Mundo.
"Um atleta não pode simplesmente pensar que uma triunfa e 31 não. Não é saudável pensar que é isso tudo ou nada", afirmou Del Bosque. "Nós não estamos fixando qualquer objetivo. Nosso objetivo é, obviamente, o máximo, mas outra coisa que sabemos é que para chegar lá será muito difícil. Se vencermos, a repercussão será grande."
A Espanha nunca passou das quartas de final, com um quinto lugar na Copa do Mundo de 1950 sendo o seu melhor resultado. Na Alemanha, em 2006, a equipe foi eliminada pela França nas oitavas de final. Mas a vitória na Eurocopa de 2008, ao derrotar a Alemanha na decisão, aumentou a confiança e deixou a Espanha como uma das favoritas ao título do Mundial da África do Sul.