O capitão da seleção francesa, Patrice Evra, está fora da partida desta terça-feira, 22, diante da África do Sul, que começa às 11 horas (de Brasília) e valerá pela última rodada do Grupo A da Copa do Mundo, após liderar um boicote ao treinamento da equipe no último domingo.
O técnico Raymond Domenech decidiu fazer seis mudanças no time que perdeu para o México, por 2 a 0, na última quinta-feira. Além de Evra, outro que está descartado da partida é Anelka, que foi excluído da seleção depois de ter ofendido o treinador francês.
O corte do atacante gerou insatisfação nos jogadores e foi o motivo da "greve" no treinamento do último domingo, segundo carta redigida pelos próprios atletas. O episódio resultou no pedido de demissão do chefe da delegação do país na Copa, Jean-Louis Valentin.
Para seguir com chances de classificação para as oitavas de final do Mundial, a França não pode pensar em outro resultado que não seja uma vitória com boa margem de gols. Além disso, terá que torcer para que Uruguai e México, que fazem o outro jogo do grupo, não fiquem no empate, resultado que elimina automaticamente franceses e sul-africanos.