O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não escondeu a decepção com a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo da África do Sul. De frente para um telão instalado no Palácio da Alvorada, considerou que o time de Dunga "travou" no primeiro tempo com a Coreia do Norte e somente começou a jogar na etapa final, assim relataram ministros que assistiram com ele a vitória do Brasil por 2 a 1.
Em seu segundo e último Mundial como presidente, Lula organizou uma festa para acompanhar o jogo. Os assessores do Planalto chamaram todos os ministros que estavam em Brasília para assistir à partida: nove compareceram e ainda levaram mulheres e filhos.
"Ele (Lula) avalia que há necessidade do time se firmar mais. Pode não ter sido como os brasileiros queriam, mas de jogo em jogo o time vai ter um rendimento melhor", disse o ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos.
Ao deixar o Palácio da Alvorada, Paulo Bernardo, do Planejamento, deixou claro que não foi só o presidente que avaliou que a seleção precisa melhorar nos próximos jogos. "Como os demais que assistiram ao jogo, achamos que o time estava muito defensivo no primeiro tempo", disse.