O Uruguai tem possibilidades de derrotar os favoritos na Copa do Mundo e imitar façanhas do passado para recuperar o prestígio perdido décadas atrás, disse nesta quarta-feira o capitão Diego Lugano.
Segundo o ex-zagueiro do São Paulo, a equipe "celeste" pode surpreender grandes nomes como Brasil e Espanha e se impor no Mundial da África do Sul, que começa dia 11. O Uruguai está no Grupo A com a anfitriã África do Sul, o México e a França.
"Há 6 ou 7 seleções que individual e coletivamente são superiores ao Uruguai (...), porém essas seleções que podem ser Brasil, Espanha, Itália, numa partida de duas horas, é possível ganhar como aconteceu muitas vezes na história do futebol uruguaio", disse Lugano a jornalistas.
O Uruguai conquistou o título do primeiro Mundial da história, disputado em casa em 1930, e duas décadas depois calou o estádio do Maracanã lotado ao superar o Brasil por 2 x 1 na decisão. No entanto, as fracas atuações do Uruguai nos últimos anos tiraram o time dos primeiros lugares, afirmou o jogador do Fenerbahce.
"O Uruguai não está entre os favoritos porque há alguns anos não tem o rendimento que valha esse favoritismo. O mundo não nos vê como favoritos, é uma realidade, porque não temos demonstrado dentro do campo", explicou Lugano.
A seleção uruguaia, que não participa de um Mundial desde 2002, se classificou para a Copa da África após uma eliminatória irregular.