A história de Palmeiras e Corinthians, uma das maiores rivalidades do esporte brasileiro, ganhou mais um capítulo neste domingo (12), desta vez no futebol feminino. Os clubes protagonizam pela primeira vez a final do Campeonato Brasileiro, e o time alvinegro largou na frente.
No jogo de ida da decisão, no Allianz Parque, o Corinthians venceu o rival por 1 a 0. A partida da volta será no dia 26, na Neo Química Arena. O Palmeiras precisará vencer por um gol de diferença para levar a disputa para os pênaltis. Antes, no dia 22, as equipes se enfrentam pela primeira fase do Campeonato Paulista.
Leia mais:
Deyverson diz que saiu triste do Palmeiras e implorou por jogo de despedida
Fórmula Truck confirma etapa em Londrina em novembro de 2025
Vaquinha da Arena do Corinthians não baterá metade da meta se mantiver média
Com gols de Kevyn e Icaro, Londrina EC vence o Maringá em Alvorada do Sul
Atual campeão, o Corinthians faz a quinta final consecutiva e está em busca do terceiro título do Nacional (além de 2020, ganhou também em 2018). Já o Palmeiras está atrás de uma conquista inédita. A final é uma reedição da semifinal de 2020, vencida pelas jogadoras do time alvinegro.
Nesta primeira partida, o Palmeiras teve mais presença no setor ofensivo, marcando sob pressão e forçando erros na saída de bola do adversário. Com pouco espaço, as meias corintianas Gabi Zanotti e Tamires tiveram dificuldade para armas jogadas.
Foi o Corinthians, entretanto, o time mais perigoso. No primeiro tempo, a atacante Adriana chegou a balançar as redes aos 26 após aproveitar rebote, mas o gol foi anulado pelo VAR por impedimento. Na segunda etapa, Gabi Portilho fez um golaço aos 21 após cobrança de falta. Ela tocou de primeira e encobriu a goleira palmeirense Jully.
Com o resultado, o Corinthians ampliou a vantagem no retrospecto sobre o rival. São 16 dérbis no total, com nove triunfos alvinegros, quatro vitórias alviverdes e três empates.
Histórico dos times
O Corinthians retomou o time feminino em 2016, à época em parceria com o Audax. Já o Palmeiras voltou a ter uma equipe feminina em 2019. Nesta temporada, o clube alviverde contratou 14 jogadores, incluindo atletas com passagem pela seleção brasileira.
Com investimentos, o Palmeiras joga de igual para igual contra a badalada equipe do Corinthians, que teve cinco atletas convocadas pela técnica da seleção brasileira, Pia Sundhage, para a disputa das Olimpíadas de Tóquio, no Japão. A treinadora, aliás, assistiu ao clássico deste domingo nas arquibancadas do Allianz.
Com as duas melhores campanhas do Brasileiro, Palmeiras e Corinthians já têm a classificação assegurada para a próxima edição da Libertadores.
Ficha técnica
PALMEIRAS 0 x 1 CORINTHIANS
Data: 12/09/2021
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Hora: 21h (de Brasília)
Árbitra: Thayslane de Melo Costa (SE)
Auxiliares: Leila Naiara Moreira da Cruz (DF) e Fernanda Nândrea Gomes Antunes (MG)
VAR: Péricles Bassols Pegado Cortez (SP).
Gols: Gabi Portilho, aos 21 minutos do segundo tempo, para o Corinthians.