Contratado por empréstimo de um ano pelo Flamengo, o volante Aírton está empolgado com o retorno ao clube onde conquistou o título do Campeonato Brasileiro em 2009. Grato pela confiança da diretoria e do técnico Vanderlei Luxemburgo, ele até se colocou à disposição para atuar fora da sua posição de origem, como zagueiro, o que ocorreu na sua primeira passagem pelo clube da Gávea, ou lateral-direito.
"No Benfica, joguei de volante, minha posição de origem, joguei algumas vezes de lateral-direito também. A posição que gosto é a de volante, mas não tenho preferência. Até cheguei a me adaptar bem em Portugal, mas era uma opção do técnico, o elenco era bom, só 11 jogam, preferiram me emprestar para jogar mais um pouco. Agradeço ao Flamengo por ter se empenhado para me trazer. Vou buscar retribuir com muito empenho", prometeu.
No Flamengo, Aírton vestirá a camisa de número 55. Apesar da vontade de jogar logo, o volante ficará fora do duelo com o América Mineiro, quarta-feira, em Sete Lagoas, pelas sétima rodada do Campeonato Brasileiro. "Estou muito feliz de voltar ao Flamengo. Conversei com o professor e a partir de sexta devo estar junto ao elenco novamente. Estava treinando em Portugal, mas nem jogava tanto. Mesmo assim, estou pronto para joga", disse.