A Portuguesa afastou a crise e avançou para a segunda fase da Copa do Brasil, mas a classificação não foi tão fácil quanto parece demonstrar o placar do jogo. Nesta quarta-feira, a Lusa goleou o Cuiabá (MT) por 4 a 0, no Canindé, com os três últimos gols marcados a partir dos 39 minutos do segundo tempo. Com a vitória, garantiu vaga para enfrentar agora o Juventude.
A partida no Canindé começou com uma hora de atraso devido à falta de energia elétrica na zona norte de São Paulo. Às 19h30, horário previsto para o início do jogo, os refletores do estádio ainda não haviam sido ligados e a Eletropaulo, empresa responsável por distribuir energia elétrica, procurava resolver o problema, o que só aconteceu muito tempo depois.
Com a volta da energia elétrica, o primeiro tempo foi bastante movimentado. E os dois times foram criando boas chances. A Portuguesa exigiu duas boas defesas de Gatti, além de Ricardo Jesus ter acertado a trave. Mesmo fora de casa, o Cuiabá também teve oportunidade de abrir o placar, principalmente com Leandro Cearense, que mandou por cima do gol.
Leia mais:
Estêvão diz que vai realizar sonho ao enfrentar Messi no Mundial de Clubes
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Botafogo sucumbe à maratona e amarga queda precoce no Mundial
Flamengo quer tirar 'pai de geração do bilhão' do Palmeiras
Aos 45 minutos, Ivan fez grande jogada individual pela esquerda e cruzou na cabeça de Diego Souza. A bola tocou na trave e entrou, fazendo 1 a 0 para a Portuguesa.
No segundo tempo, a Portuguesa voltou melhor que o adversário e teve a oportunidade de ampliar com Luís Ricardo, que mandou uma bola na trave. Depois, o Cuiabá passou a se soltar, buscando o gol de empate, mas sem sucesso. Em um contra-ataque, a Lusa ampliou. Ananias recebeu passe dentro da área e bateu sem chances para Gatti aos 39 minutos.
Dois minutos depois, Danilo aproveitou cruzamento de Ivan e cabeceou para as redes, marcando o terceiro gol dos donos da casa. A goleada foi fechada aos 43, quando Danilo, novamente de cabeça, balançou as redes de Gatti e definiu a vitória da Lusa.