Ainda esperando um técnico após a saída de Ricardo Gomes, o São Paulo passou sufoco, mas conseguiu sair de Curitiba com um pontinho, graças ao empate por 1 a 1 com o Atlético Paranaense, neste domingo, na Arena da Baixada, pela 13.ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o São Paulo chega a 16 pontos e termina a rodada na 12.ª posição, mas já quatro pontos atrás do Cruzeiro, o quinto colocado, posição que dá direito à disputa da vaga extra na Copa Libertadores. O Atlético-PR chega a 14 pontos e ainda segue rondando a zona do rebaixamento.
Sem rumo
Sob comando transitório de Milton Cruz, o São Paulo não conseguiu se impor em nenhum momento no primeiro tempo. O time, aliás, só não foi para o vestiário perdendo por que Rogério Ceni estava em uma grande noite, fazendo pelo menos duas grandes defesas.
Leia mais:
Atuesta volta ao Palmeiras após empréstimo ao LAFC, mas não deve ficar
Londrina EC se apresenta com 13 jogadores e aguarda reforços
Torcida do Corinthians lança campanha de arrecadação para pagar estádio
Votação sobre impeachment de Augusto Melo no Corinthians é adiada
No segundo tempo, o sufoco são-paulino continuou, principalmente por que a zaga parecia um tanto desconcentrada. Mostra disto foi que logo no primeiro minuto Paulinho cruzou da direita e Paulo Baier cabeceou sozinho, quase na pequena área, exigindo grande defesa de Rogério Ceni.
Mesmo sem merecer, o São Paulo chegou ao gol, na única chance criada no jogo, até então. Aos 22, Marlos aproveitou bobeada da defesa atleticana, avançou pela esquerda até quase a linha de fundo e cruzou rasteiro para a entrada da área. Cléber Santana chegou batendo de primeira para fazer 1 a 0.
Mas o gol acordou mesmo o Atlético, que finalmente marcou aos 27. Maikon Leite recebe na entrada da área, fez o giro e bateu. A bola explodiu na marcação e voltou para ele mesmo, se livrar de Renato Silva e bater, agora de pé esquerdo, sem chance para Rogério Ceni, que ficou só olhando.
No entanto, o ânimo extra do Atlético após o gol durou apenas um minuto. Manoel acabou expulso depois de falta mais dura em Júnior Cesar e deixou o time paranaense com um a menos.
A vantagem numérica serviu para pelo menos abrir espaço para o São Paulo adiantar a sua marcação e, de forma menos sufocante, segurar o empate. Bom resultado, consideradas a situação do jogo e clube, após a eliminação na Copa Libertadores.
Na próxima rodada, o São Paulo recebe o Cruzeiro no Estádio do Morumbi, no domingo, provavelmente já com técnico novo. Na véspera, o Atlético-PR encara outro time paulista, o Palmeiras, no Pacaembu.