De volta aos gramados um mês após conquistar o título da Copa do Mundo, a seleção da Espanha levou um susto nesta quarta-feira e quase foi derrotada pelo México, em amistoso disputado no Estádio Azteca, na Cidade do México. Os campeões do mundo saíram atrás no placar, no início do jogo, mas evitaram o revés ao arrancar um empate aos 45 minutos do segundo tempo.
O gol salvador foi marcado por David Silva após grande enfiada de Xavi. O atacante avançou pela esquerda e bateu forte no canto esquerdo do goleiro Corona, que substituiu Ochoa no decorrer da partida. O primeiro gol da partida saiu aos 12 minutos de jogo, dos pés de Javier Hernandez, que invadiu a área e finalizou na saída de Casillas.
Antes da partida, o goleiro-capitão da Espanha exibiu o troféu conquistado na África do Sul no estádio lotado que recebeu as finais de 1970 e 1986 - Brasil e Argentina ficaram com a taça nas duas ocasiões.
Leia mais:
Antes presa fácil, rival gerou pipoca em Neymar com ajuda de 'brasileiros'
Seleção terá Vini Jr no lugar de Rodrygo em jogo contra Venezuela
Corinthians nas cabeças e Z4 diferente agitam tabela das últimas 10 rodadas
Felipe Anderson terá chance rara no Palmeiras após vaias e bronca de Abel
Depois da exibição, os espanhóis entraram em campo com apenas três titulares da campanha vitoriosa no Mundial: Casillas, Busquets e Puyol. Arbeloa, Marchena, Fabregas, Mata e Llorente, que jogaram algumas partidas na África do Sul, foram titulares nesta quarta. No decorrer do jogo, o técnico Vicente Del Bosque colocou Xavi, Sergio Ramos, Pedro, Piqué e Xabi Alonso.
Do lado mexicano, o técnico interino Enrique Meza, substituto de Javier Aguirre, contou com a base do antecessor para o amistoso. Até veteranos como Rafa Marquez, que parecia ter encerrado seu ciclo na seleção ao fim do Mundial, entrou em campo nesta quarta.
Com uma equipe mais entrosada, o México deu trabalho para os espanhóis, que não conseguiram mostrar o mesmo bom toque de bola da Copa, em razão das mudanças no time. Depois de sair na frente, os donos da casa só foram ameaçados aos 30 minutos do primeiro tempo, em finalização de Cazorla.
No segundo tempo, os dois times fizeram modificações, o que prejudicou a qualidade da partida. A Espanha chegou a melhorar um pouco, mas tinha dificuldade para chegar ao ataque. O atacante Pedro teve uma chance pouco antes de David Silva evitar a derrota espanhola logo depois do título mundial.