A Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTArco) oficializou nesta quarta-feira Daniel Xavier como o representante do País nos Jogos Olímpicos de Londres. O arqueiro venceu a disputa interna contra Gustavo Trainini e Bernardo Oliveira ao ficar como melhor brasileiro a Copa do Mundo de Ogden, nos Estados Unidos, que segue sendo disputada até domingo.
Xavier, que é tido como melhor arqueiro do Brasil, havia vacilado no Pré-Olímpico que deu uma vaga olímpica ao País, em Medellín (Colômbia), em abril. Na ocasião, foi o melhor da fase de classificação, mas depois caiu nas oitavas de final.
Sorte dele que Bernardo e Gustavo avançaram até às semifinais e, assim, garantiram ao Brasil uma vaga olímpica - Oliveira ficou com o vice-campeonato na competição, Bernardo faturou o bronze.
Leia mais:
Atlético-MG e Botafogo jogam pela Glória Eterna da Copa Libertadores
Argentina pede ordem e mobiliza 1.500 policiais para final da Libertadores
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
Diante deste cenário, a CBTArco estipulou como critério para escolher o representante em Londres o desempenho na Copa do Mundo de Ogden. Ali, Gustavo e Bernardo caíram logo na primeira fase. Daniel Xavier terminou em quinto na fase qualificatória, nesta quarta-feira, avançou aos playoffs e carimbou seu passaporte para Londres.
Daniel, melhor brasileiro no Mundial 2011 e quinto lugar individual nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, prepara-se agora para sua primeira Olimpíada, aos 29 anos.