Nos primeiros quatro dias de disputa, o Paraná mostrou que é uma das forças dos Jogos Universitários Brasileiros ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro. Os atletas paranaenses se destacaram na ginástica olímpica, tae kwon do e tênis.
No Tae Kwon Do, cinco atletas paranaenses venceram em suas categorias e conseguiram classificação para o Universíades, em Daegu, na Coréia do Sul, de 21 a 31 de agosto. São eles, todos de Londrina: Talita Purga (51 a 55 kg), Graziela Tangerino (63 a 67 kg), Renata Pereira (55 a 59 kg), Natália Falavigna (67 a 72 kg) e Rodrigo Ferla (67 a 72 kg).
O Brasil terá mais 11 atletas e os mestres paranaenses Kang, Paulo Roberto, Rodrigo Reis e Maurício Freitas, entre outros técnicos da CBDU.
Leia mais:
Futebol paranaense não terá nenhum representante na elite do Brasileiro depois de 34 anos
Oscar é opção para setor onde o goleador Luciano deixou dúvidas no São Paulo
Mancha se pronuncia sobre renúncia de presidente e diz como será dirigida
Flamengo elege novo presidente com estádio e finanças no centro do debate
No tênis, o estudante de administração da PUC, Rafael Kompstach, 22 anos, conquistou o Tetra Campeonato dos Jogos Universitários e garantiu classificação pela segunda vez consecutiva para o Universiades. Em 2001, Rafael esteve em Beijing, na China. As Universidades acontecem de dois em dois anos.
Na ginástica olímpica masculina e feminina, o maior número de medalhas nas competições, por equipe, individual geral e aparelhos, foi conquistada pelos atletas representando o Paraná, 17 de ouro, oito de prata e seis de bronze. Em segundo lugar ficou São Paulo com nove de prata e seis de bronze.