O Atlético Paranaense quase foi surpreendido pelo Iraty nesta tarde de domingo, no Estádio Joaquim Américo, em Curitiba, em um jogo com três pênaltis marcados. O rubro-negro venceu por 4 a 3, mas a vitória só foi conquistada aos 44 minutos do segundo tempo com um gol de cabeça do atacante Kleber, que seis minutos antes havia perdido um pênalti.
Com esse resultado o Atlético ficou um ponto atrás do líder Malutrom, que empatou por um gol contra o Rio Branco, em Paranaguá. Nessa quarta-feira o rubronegro enfrenta o Atlético Mineiro na Arena da Baixada, às 21h40, e somente uma vitória dará alguma chance de classificação.
O Atlético começou dando a impressão de que iria golear. O técnico Paulo Cesar Carpegiani afirmou que pediu ao time atacar desde o início para conquistar a vitória de forma convincente. "Na palestra feita antes do jogo pedi atenção aos jogadores e mostrei que podem acontecer surpresas se não tomarmos cuidado", disse Carpegiani.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Essa recomendação ofensiva do treinador foi seguida à risca e logo aos cinco minutos de jogo um escanteio cobrado na primeira trave encontrou Clóvis livre para o cabeceio. Foi o primeiro gol de Clóvis pelo time profissional, que participou do jogo em substituição ao zagueiro Milton do Ó, que cumpria suspensão automática.
Mas o zagueiro Igor, revelado nas categorias de base do time, não reeditava as últimas partidas. Em um lance grotesco aos 20 minutos, ele tentou sair jogando e perdeu a bola para Alexandre que foi derrubado na grande área. O lateral-esquerdo Lino bateu e marcou o gol de empate.
Aos 31 minutos foi marcado o primeiro pênalti do jogo, em um lance de mão do zagueiro Wilson. Kleber bateu bem e marcou seu oitavo gol no campeonato. Sete minutos depois o Atlético chegou ao seu terceiro gol, de pênalti, com o lateral-esquerdo Lima.
Quando a torcida atleticana ainda comemorava o Iraty mostrou que tinha fôlego. Aos 40 minutos, mais uma vez o zagueiro Igor perdeu a bola para Alexandre que avançou e tocou para Tiago que venceu o goleiro Flávio.
Para o segundo tempo o rubro-negro voltou modificado. Mesmo assim quem assustou foi o Iraty com Itamar. Aos 8 minutos o time já havia chegado três vezes ao gol do Atlético. Na quarta chance Itamar empatou o jogo e deixou a torcida e o time rubro-negro tensos.
A torcida pedia raça e Carpegiani optou por Selmir no lugar de Clóvis e Lobatón no lugar de Alex Mineiro. Em um erro do árbitro Cleivaldo Bernardo, ele marcou pênalti duvidoso de Pedro Rocha. Kleber correu para a bola e o goleiro Cristiano defendeu.
O jogo estava no final quando Kleber marcou de cabeça o quarto gol atleticano e o seu nono gol, mantendo a artilharia do campeonato. O goleiro Cristiano do Iraty lamentou o resultado. "Nosso time foi bem, mas pecou ao permitir dois gols de jogadas que treinamos durante a semana para impedi-las", afirmou.
Ficha técnica:
Atlético 4 : Flávio; Rogério Souza, Igor, Nem e Lima; Clóvis (Selmir), Cocito, Kleberson e Alex Mineiro (Lobatón); Kelly e Kléber. Técnico: Paulo Cesar Carpegiani
Iraty 3: Cristiano; Jamur, Joilson, Pedro Rocha e Wilson; Lino, Tiago, Gilmar e Jaime; Itamar (Roni) e Alexandre. TécnicoLívio Vieira
Árbitro : Cleivaldo Bernardo
Estádio : Joaquim Américo, em Curitiba
Gols: Clóvis (5 do 1º), Lino (20 do 1º), Kleber (31 do 1º), Lima (38 do 1º), Tiago (40 do 1º), Itamar (8 do 2º) e Kleber (44 do 2º)