No primeiro tempo, o Atlético sentiu a falta de jogos e os descansos que o técnico Flåavio Lopes deu ao titulares. Entrou em campo tocando bem a bola, mas sem "pegada", sem determinação de procurar a vitória. Mesmo assim, teve as melhores chances do jogo até sair o gol da Portuguesa.
O gol veio aos 37 minutos, com o atacante Ricardo Oliveira completando de primeira um cruzamento da lateral, sem defesa para o goleiro Flávio. Depois do gol, o rubro-negro não mudou sua maneira de jogar, tocando muito a bola, mas sem aquele "algo a mais" para chegar ao gol.
No segundo tempo, o Atlético voltou com um pouco mais de vontade, correndo mais e tentando pressionar a Portuguesa. Aos 10 minutos, o técnico Flávio Lopes tirou o volante Valdir para a entrada do atacante Zé Afonso. A tática deu certo e aos 12 minutos, o artilheiro do brasil, Kléber chuta forte para vencer o goleiro Carlos Germano e empatar a partida.
Leia mais:
Nordeste terá recorde de clubes no Brasileirão
Botafogo chega mais perto do título, e Corinthians da Libertadores
Londrina EC muda comissão técnica e contrata head comercial
Delegação do Botafogo chega ao Rio, e multidão lota praia para comemorar
A pressão continuou e aos 29 minutos, depois de uma tabela entre Adriano e kléber, Adriano marca e vira a partida. Logo depois, o zaguero Igor, do Atlético e o atacante Cléber, da Portuguesa, se estranharam e foram expulsos.
Aos 41 minutos, saiu o terceiro gol atleticano, com Donizete Amorin dando um passe na medida para o artilheiro do Brasil Kléber fazer o terceiro gol.
A próxima partida entre os dois times será no dia 9, em São Paulo, e o Atlético poderá até perder por 1 a 0 que estará classificado. Se perder por 2 a 0, a decisão vai para os pênaltis.