Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade

Augusto Júnior chega em sexto em mantém chances do título

Redação - Folha do Paraná
08 set 2001 às 15:54

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

O piloto paranaense Augusto Farfus Júnior fez uma corrida racional em Nurburgring, na Alemanha, na oitava etapa do Campeonato Europeu de F-Renault. Mesmo com problemas no carro desde os treinamentos, chegou em sexto lugar, pontuou e, apesar da vitória do rival suíço Marc Benz, continua na liderança e com grandes chances de ser o campeão da competição.

"Corri pensando no campeonato", essa foi a primeira frase que o piloto de F-Renault Augusto Farfus Júnior (Credicard Team/Varig) disse neste sábado ao jornalista de uma revista alemã que, ao vê-lo sair do carro comemorando a sexta posição, não entendeu muito o porquê do sorriso do brasileiro de 18 anos. Augusto não conseguiu o título de Campeão Europeu antecipado, mas, diante de todos os problemas enfrentados por ele e pela sua equipe, a RC Motorsport, manter ainda uma diferença de 28 pontos para o segundo colocado é uma vitória.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os problemas para o brasileiro começaram na sexta-feira (07). Depois de marcar no primeiro treino, com pista úmida, o primeiro tempo com oito décimos de vantagem para o italiano Jorg Hardt, o sensor de injeção de combustível do carro de Augusto quebrou, fazendo com que, o segundo treino do dia, e o mais importante, porque a chuva voltava a cair e o equipamento pedia um acerto diferente, fosse passado todo no box, consertando a falha. Então, sem testar o carro, Augusto foi para a primeira tomada de tempo. "Entramos no escuro. Nos baseamos no acerto dos outros carros da equipe, mas cada piloto guia de uma maneira, e isso faz com que cada equipamento responda também de uma maneira", explicou, um pouco chateado com o nono tempo na classificação geral.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja a nota

Santos anuncia acordo e oficializa saída de Fábio Carille

Imagem de destaque
Casa?

Jogadores aprovam, mas logística afasta seleção da Granja Comary

Imagem de destaque
Alerta

Estudo estima aumento global de 76% dos casos de câncer até 2050

Imagem de destaque
Trégua

Diretoria do Flamengo conversa com Gabigol e cogita dar fim ao afastamento


A esperança para melhorar a posição do grid, recaía então, para a segunda classificação que aconteceu ontem (sábado, 08) antes da corrida. Mas com chuva forte, Augusto não conseguiu baixar o tempo entre os 45 carros que disputavam uma posição. "Agora é administrar a prova e tentar se recuperar durante ela. O Benz está largando na segunda fila, na terceira colocação e eu, na nona. Dessa vez, ele está em vantagem", disse Augusto antes da largada, se referindo ao suíço Marc Benz, que é o segundo colocado no Campeonato com 78 pontos, contra os 128 dele.

Publicidade


Largando na quinta fila e com o adversário na segunda, Augusto sabia que vencer era difícil, então contava em ganhar algumas posições para manter a liderança do Campeonato sob controle. "Estou pensando no título. O mais importante é não deixar cair a diferença de pontos e para isso, preciso terminar a prova entre os dez primeiros. Não posso, de jeito nenhum, me envolver em acidentes", enfatizou, lembrando que na etapa passada foi atingido na largada pelo próprio companheiro de equipe, o polonês Robert Kubica, quando ocupava a terceira posição, o que lhe tirou a chance da vitória.


Com 14 voltas em um circuito de 4,5 quilômetros, coube ao brasileiro administrar a corrida. Na largada pulou para a oitava posição. Depois de duas voltas, já estava no sexto posto e ali, não podendo arriscar, permaneceu até a bandeirada. O carro não se comportou como o esperado. O motor começou a perder rendimento no meio da prova, o que fez com que Augusto mantivesse ainda mais cautela. Com isso, Marc Benz assumiu a ponta da prova e venceu tranqüilo. "Estou satisfeito. Conseguir um sexto lugar, depois de tanta coisa errada e tendo como concorrente um cara que a equipe utiliza essa pista para desenvolver equipamento não é nada mal", explicou, se referindo a equipe de Benz, a Jenzer Motorsport, que tem a sede localizada a poucos quilômetros de Nurburgring.

Publicidade


Agora a próxima etapa do Campeonato Europeu de F-Renault acontece no dia 29 desse mês, no circuito de Jarama, na Espanha. Considerando os dois descartes obrigatórios determinados pela Renault Sport, a diferença real de Augusto para Benz é de 42 pontos, não 28. "Não quero fazer planos. O importante é dar uma geral no carro e conseguir um bom resultado. Quero que o equipamento esteja redondo para a próxima etapa", disse.


RESULTADO DA OITAVA ETAPA DO CAMPEONATO EUROPEU DE F-RENAULT:
1º) Marc Benz (SUI) - Jenzer Motorsport - 24min43seg501
2º) Charles Zwolsman (NED) - Lauderbach Motorsport - 24min47seg675
3º) Benjamin Leuenberger (SUI) - JD Motorsport - 24min48seg325
4º) Eric Salignon (FRA) - Graff Racing - 24min48seg757
5º) Marcel Lasee (GER) - JD Motorsport - 24min52seg141
6º) Augusto Farfus Júnior (BRA) - RC Motorsport - 24min52seg665
7º) Julien Piguet (FRA) - TCS Motorsport - 24min55seg141
8º) César Campanico (POR) - Prema Power Team - 24min55seg322
9º) Maik Heupel (GER) - GM Motorsport - 24min58seg549
10º) Bruno Spengler (FRA) - Graff Racing - 24min59seg428

RESULTADO DO CAMPEONATO EUROPEU DE F-RENAULT APÓS OITO ETAPAS:
1º) Augusto Farfus Júnior (BRA) – 138 pontos
2º) Marc Benz (SUI) – 110 pontos
3º) Eric Salignon (FRA) – 90 pontos
4º) Cesar Campanico (POR) – 74 pontos
5º) Fábio Carbone (BRA) – 70 pontos
6º) Ronnie Quintarelli (ITA) – 66 pontos
7º) Charles Zwolsman (NED) – 66 pontos
8º) Bruno Spengler (FRA) – 56 pontos
9º) Esteban Guerrieri (ARG) – 52 pontos
10º) Thomas Pichler (ITA) – 46 pontos


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade