Dramática do início ao fim, com três jogadores expulsos e invasão de torcedor no gramado, a partida entre Avaí e Flamengo terminou empatada em 2 a 2, neste domingo, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. O time carioca chegou a abrir 2 a 0 no primeiro tempo, mas os donos da casa reagiram na segunda etapa e arrancaram o empate.
O empate foi ruim para os dois times, que seguem ameaçados pelo rebaixamento no Brasileirão. Agora, o Flamengo soma 34 pontos, enquanto o Avaí tem 30.
O Flamengo foi o dono da partida na primeira etapa. Apostando no desespero adversário, o time carioca abriu o placar aos 14 minutos, quando Renato Abreu puxou contra-ataque e fez a assistência para Val Baiano, livre, tocar para o fundo das redes. E não demorou muito para sair o segundo. Aos 16, novo passe de Renato Abreu deixou Val Baiano em condições de marcar.
Leia mais:
'Convivo desde que nasci', diz Vinicius Jr. ao minimizar pressão
Série C de 2025 vai ter quatro paulistas e oito clubes do Nordeste
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Endrick se surpreende ao saber que seu nome está na moda
A pressão do Flamengo foi constante em todo o período. Mesmo com a boa vantagem, o time carioca não permitiu qualquer iniciativa de reação adversária. Com forte marcação a partir do meio-de-campo, controlou o jogo e ainda teve chances para ampliar, mas Val Baiano desperdiçou pelo menos duas boas oportunidades.
No intervalo, os jogadores do Avaí deixaram o gramado sob vaias da torcida, mas com a promessa de dar o troco na segunda etapa. Foi o que aconteceu. O time catarinense voltou com a defesa reforçada e um jogador mais criativo no meio-de-campo: Válber. Assim, diminuiu logo aos oito minutos, quando o zagueiro Emerson aproveitou cobrança de escanteio para marcar.
E, em nova cobrança de escanteio, aos 13 minutos, veio o gol do empate. O lateral Pará, um dos melhores da etapa, cobrou e Roberto marcou: 2 a 2. A partir do empate, e também da expulsão de Léo Moura, a empolgação dos donos da casa aumentou, diante de um Flamengo surpreso com a reação adversária.
O Avaí, então, jogou com muita velocidade, explorando principalmente os arranques do atacante Roberto, mas ele esbarrou na falta de criatividade para romper a defesa flamenguista. Até 33 minutos, o Flamengo conseguiu finalizar apenas uma jogada. No restante do jogo, o técnico Vanderlei Luxemburgo deu prioridade à marcação.
Nos minutos finais, a partida ficou confusa e até violenta. Por agressão, Rudinei, do Avaí, e David Braz, do Flamengo, foram expulsos aos 40. A tensão tomou conta do jogo, inclusive com a invasão de um torcedor flamenguista que atravessou todo o gramado da Ressacada para tentar agredir o árbitro Evandro Rogério Roman, que conseguiu escapar do golpe e ainda acertou o agressor.