O técnico argentino Ramón Díaz confirmou nesta segunda-feira os 23 jogadores que representarão o Paraguai na Copa América Centenário deste ano, nos Estados Unidos. Entre os atletas que atuam no Brasil, somente o corintiano Balbuena estará na competição em junho. Os atacantes Ángel Romero, também do Corinthians, e Lucas Barrios, do Palmeiras, ficaram de fora.
A convocação é uma má notícia para o Corinthians, que perderá o zagueiro por pelo menos cinco rodadas do Campeonato Brasileiro. Na pior das hipóteses, este número pode chegar a nove. Balbuena vem sendo reserva, mas é um nome bastante utilizado por Tite e pode ser opção para a vaga de Yago, que vem sendo criticado pela torcida.
Ao menos, ele será o único desfalque corintiano causado pela seleção paraguaia. Romero até esteve na lista de 39 jogadores pré-convocados no fim do mês passado, mas acabou cortado. Assim como Barrios, ausência mais surpreendente nesta lista final, já que era constantemente chamado por Ramón Díaz.
Leia mais:
Dez são presos por emboscada a cruzeirenses; presidente da Mancha continua foragido
Por que Palmeiras está atrás na disputa pelo título? Abel explica em livro
Depay brilha, Corinthians vence e fica perto da Pré-Libertadores
Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo
Outro velho conhecido do torcedor brasileiro que estará na Copa América é o lateral-esquerdo Miguel Samudio, ex-Cruzeiro. O lateral Iván Piris, ex-São Paulo, e os meio-campistas Victor Cáceres, ex-Flamengo, e William Mendieta, ex-Palmeiras, estavam na pré-lista mas também acabaram cortados.
Algoz do Brasil nas últimas duas Copas Américas, em 2011 e 2015, o Paraguai está no Grupo A da edição deste ano nos Estados Unidos, ao lado de Colômbia, Costa Rica e Colômbia. O paraguaios estreiam no dia 4 de junho contra os costa-riquenhos, no Florida Citrus Bowl, em Orlando.
Confira a lista final do Paraguai para a Copa América:
Goleiros: Justo Villar (Colo Colo), Antony Silva (Cerro Porteño) e Diego Barreto (Olimpia).
Defensores: Paulo Da Silva (Toluca-MEX), Gustavo Gómez (Lanús), Pablo Aguilar (América do México), Fabián Balbuena (Corinthians), Bruno Valdez (Cerro Porteño), Miguel Samudio (América do México) e Blas Riveros (Olimpia).
Meio-campistas: Óscar Romero (Racing), Néstor Ortigoza (San Lorenzo), Celso Ortiz (AZ Alkmaar-HOL), Rodrigo Rojas (Cerro Porteño), Robert Piris (Olimpia) e Miguel Almirón (Lanús).
Atacantes: Roque Santa Cruz (Málaga-ESP), Nelson Haedo Valdez (Seattle Sounders-EUA), Edgar Benítez (Querétaro-MEX), Derlis González (Dínamo de Kiev), Jorge Benítez (Cruz Azul-MEX), Darío Lezcano (Ingolstadt-ALE) e Juan Iturbe (Bournemouth-ING).