Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Racha

Botafogo anuncia pedido de desfiliação do Clube dos 13

Agência Estado
25 mar 2011 às 20:47

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

O Botafogo tornou público nesta sexta-feira que, um dia antes, enviou ao Clube dos 13 um pedido de desfiliação da entidade criada para defender os interesses dos maiores clubes do País. O motivo do rompimento é a venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2012.


No começo do mês, o Botafogo já havia enviado carta ao Clube dos 13 revogando a autorização para que este negociasse em nome do clube. Isso não impediu, porém, que a entidade assinasse a venda dos direitos de transmissão com a RedeTV!, vencedora da licitação aberta pela associação, alegando estar fazendo isso em nome de 15 de seus associados, inclusive o Botafogo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



O Clube dos 13 alegou na ocasião que o clube carioca, ao pedir um empréstimo a um banco, deu como garantias parte das cotas a que teria direito pela transmissão do Brasileirão no próximo triênio. E, para conseguir a carta de garantia da entidade, o Botafogo, entre outros clubes, assinou documento autorizando o Clube dos 13 a negociar em nome dele.

Leia mais:

Imagem de destaque
Eliminatórias

Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela

Imagem de destaque
Com 30 gols

Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu

Imagem de destaque
Será que volta?

Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras

Imagem de destaque
Polêmica

Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo



O Botafogo, por sua vez, usa a Constituição para alegar que "ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado". Uma vez fora do Clube dos 13, este não tem mais o direito de falar ou negociar em nome do clube carioca.

Publicidade



Para a direção botafoguense, o Clube dos 13 foi criado para negociar coletivamente os direitos de transmissão de jogos do Campeonato Brasileiro. Uma vez que ele não representa mais o clube, não há motivos para que o Botafogo continue associado.



A carta, assinada pelo presidente Mauricio Assumpção Souza Junior, comunica ainda ao Clube dos 13 que o departamento financeiro do Botafogo "vai realizar levantamento de eventuais pendências financeiras junto a essa instituição para as providências necessárias".


Com o racha no Clube dos 13, a maioria dos clubes está negociando individualmente com a Rede Globo os direitos de transmissão do Brasileirão. Esse é o caso de Corinthians, Vasco, Santos, Cruzeiro e Grêmio, entre outros, caminho que também deve ser seguido pelo Botafogo.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade