Em projeto de internacionalização de sua marca, o Botafogo lançou um Facebook totalmente em inglês e seu site oficial agora é traduzido para seis idiomas (inglês, espanhol, italiano, francês, chinês e russo). O diretor de marketing alvinegro, Marcelo Guimarães, explicou a importância de ações como essas.
"Nos dias de hoje, a disputa por novos fãs deixou de se dar exclusivamente num ambiente presencial, que é a cidade do time. Precisamos estar inseridos em um contexto globalizado para conquistar o fã em nível internacional", disse ao site internacional do clube.
Guimarães, porém, deixa claro que os resultados no campo ainda são o carro-chefe para a sustentação do Botafogo.
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"É obvio que o desempenho do time continua sendo motivo preponderante para a decisão, mas além dos fatores tradicionais, como o time do pai e a influência do meio, a performance da marca no ambiente virtual é um fator de grande sedução para novas gerações, em especial à garotada entre 8 e 11 anos, que é o momento da decisão definitiva sobre a escolha do seu time. Apoiar o trabalho já desenvolvido pela base é uma outra missão importante dessas novas ferramentas", explicou.