A vitória do Botafogo sobre o Internacional, por 1 a 0, neste domingo, no Beira-Rio, definiu o rumo dos dois clubes, pelo menos a curto prazo, no Campeonato Brasileiro. O time carioca se manteve na 16.ª posição, mas com 38 pontos, e começa a ficar mais distante da zona de rebaixamento. Já o time gaúcho ficou longe da briga pelo título e, com seus mesmos 52 pontos, está fora até da zona de classificação para a Libertadores.
O plano dos jogadores do Inter, que poderiam ficar a três pontos do líder Palmeiras se vencessem o jogo, começou a naufragar logo aos dois minutos, quando Juninho cobrou falta que André Lima havia sofrido de Guiñazu e abriu o placar.
Apesar de ficar mais atento à marcação, que chegou a ser individual em alguns momentos da partida, o Botafogo não renunciou ao ataque e, com bom toque de bola, rondou a área adversária diversas vezes no primeiro tempo. O Internacional demorou a se desvencilhar do cerco e teve chance de empatar aos 20 e aos 48 minutos, em conclusões de Alan Kardec que Jefferson espalmou para escanteio.
Leia mais:
Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo
São Paulo cria guia turístico do futebol paulista
Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro
Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início
Na maior parte do segundo tempo, o Internacional teve quatro atacantes em campo para tentar reverter a desvantagem. Já no intervalo, Bolaños entrou como ponteiro no lugar do lateral Daniel. Aos nove minutos,
Taison substituiu o zagueiro Índio.
Apesar de encolhido no campo de defesa, o Botafogo saiu algumas vezes com perigo e poderia ter ampliado aos 14 e aos 15 minutos, em chutes certeiros de Victor Simões que Lauro defendeu.
Embora tenha pressionado, o time gaúcho conseguiu poucas conclusões perigosas. Aos 30 minutos, Taison chutou da entrada da área e Jefferson defendeu. Aos 35 minutos, Alan Kardec, de cabeça, mandou a bola para fora, raspando o poste.