O Braga garantiu uma das vagas para a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa nesta terça-feira, passando nos pênaltis pela Udinese, na Itália. Depois do empate por 1 a 1 no tempo normal - mesmo resultado da primeira partida - e na prorrogação, o time português avançou nas penalidades, que venceram por 5 a 4.
O vilão da partida foi o meia brasileiro Maicosuel, ex-Botafogo, que errou a terceira cobrança da Udinese ao tentar dar uma cavadinha, facilmente defendida pelo goleiro Beto. Desta forma, o time italiano volta a ser eliminado a uma partida de conseguir a vaga na fase de grupos, já que na temporada passada caiu diante do Arsenal neste mesmo estágio.
Precisando da vitória e com o apoio da torcida, a Udinese foi para cima. Nos primeiros minutos, Di Natale e Pinzi perderam boas chances, até que, aos 25, o colombiano Pablo Armero marcou. O jogador, ex-Palmeiras, aproveitou bom cruzamento de Dusan Basta e cabeceou com força, sem chance para Beto.
Leia mais:
Artilheiro e manutenção de elenco estão entre os planos do Corinthians para 2025
Mesmo com Facundo, Palmeiras ainda busca uma estrela para vestir a camisa 9
Claudinho quer jogar no Santos em breve
Estêvão diz que vai realizar sonho ao enfrentar Messi no Mundial de Clubes
Atrás no placar, o Braga começou a sair mais para o jogo e viu a Udinese se encolher, já que tinha a vantagem necessária para avançar. Mas o gol de empate do time português saiu apenas no segundo tempo. Aos 27 minutos, Ruben Micael aproveitou indecisão do goleiro Brkic para marcar, também de cabeça. Com o resultado, o jogo foi para a prorrogação.
Depois de muito equilíbrio, o time da casa teve sua melhor chance a seis minutos para o fim da prorrogação, mas a zaga do Braga afastou um cruzamento da esquerda que encontraria Di Natale sozinho dentro da área. O Braga até tentou responder em cobrança de falta, bem defendida por Brkic, mas a decisão foi mesmo para os pênaltis.
OUTROS CLASSIFICADOS - O Málaga também confirmou que disputará a fase de grupos da Liga dos Campeões, pela primeira vez em sua história. Depois de uma vitória por 2 a 0 na primeira partida, em casa, o time espanhol suportou a pressão da torcida grega nesta terça-feira e conseguiu segurar o 0 a 0 diante do Panathinaikos, que terá que se contentar com uma vaga na Liga Europa.
Em casa, o Anderlecht quase foi surpreendido pelo AEL Limassol. Depois de perder por 2 a 1 no Chipre, o time belga empatava por 0 a 0 até os 36 minutos do segundo tempo da partida desta terça. Foi aí que Kanu marcou. Oito minutos depois, Iakovenko também deixou o dele e selou a vaga.
As outras duas equipes que conquistaram a classificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões nesta terça foram BATE Borisov e Dínamo Zagreb. Em Israel, o BATE ficou no empate por 1 a 1 diante do Hapoel Shmona e, como havia vencido a primeira partida por 2 a 0, na Bielo-Rússia, avançou. Já o Dínamo tinha vencido na Croácia por 2 a 1, voltou a derrotar o Maribor, desta vez por 1 a 0, na Eslovênia, e também obteve a vaga.