Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Imitou um macaco

Brasil de Pelotas repudia gesto de racismo; torcida do Londrina nega

Redação Bonde
29 jun 2015 às 08:06

Compartilhar notícia

- Reprodução/Esporte Interativo
Publicidade
Publicidade

A derrota do Londrina por 3 a 1 para o Brasil de Pelotas neste domingo (28) foi marcada por uma cena polêmica. Um torcedor do Tubarão foi visto imitando um macaco para a torcida do time gaúcho. O flagrante foi feito pela equipe do Esporte Interativo, que transmitia a partida ao vivo.

Em nota, o Brasil de Pelotas disse repudiar o ato. "O Clube do Povo reforça que é contra qualquer forma de discriminação, de qualquer gênero", ressaltou o texto. A publicação traz ainda o vídeo da TV.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No Facebook, a torcida Falange Azul usou uma imagem de outro ângulo do estádio para argumentar que o gesto foi uma "resposta irônica a provocações de pessoas que acompanharam o jogo de uma árvore logo ao lado (esquerdo) do estádio". Os membros da organizada alviceleste ainda questionaram onde estaria o racismo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Seleção brasileira

'Convivo desde que nasci', diz Vinicius Jr. ao minimizar pressão

Imagem de destaque
Londrina e Maringá pelo PR

Série C de 2025 vai ter quatro paulistas e oito clubes do Nordeste

Imagem de destaque
Veja vídeo:

Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões

Imagem de destaque
Assim como Mavie

Endrick se surpreende ao saber que seu nome está na moda


Confira:

Publicidade



Leia a íntegra do comunica do Brasil de Pelotas:



"NOTA DE REPÚDIO

Publicidade


Pelos atos de racismo de um torcedor do Londrina
O Grêmio Esportivo Brasil informa que repudia a ação do torcedor do adversário Londrina, na partida deste domingo (28), às 11h, no Bento Freitas, quando o mesmo imita um macaco para a torcida do Brasil. O Clube do Povo reforça que é contra qualquer forma de discriminação, de qualquer gênero. Abaixo imagens do Esportivo Interativo, que transmitiu a partida ao vivo."



Leia a nota da Falange Azul:

Publicidade


"Estão chamando um dos nossos torcedores de racista por imitar um macaco. O que lemos por ai. Acusação de racismo para com a torcida e jogadores do time adversário. Primeiro, desde quando imitar um macaco significa racismo?


Vamos aos fatos. O vídeo do EI é claro, mostra o torcedor que simula um macaco sentado e olhando para sua ESQUERDA, ao seu lado, logo no início do vídeo mostra outro torcedor também olhando para a ESQUERDA e fazendo sinais com o dedo. Ambos, enquanto fazem os sinais, sempre direcionados para a ESQUERDA.

Publicidade


Bom, na imagem, e sabendo que o jogo estava no intervalo, como pode ser um ato racista para jogadores que nem no campo estavam? Também nos mostrem aonde tem torcida do adversário do lado esquerdo? E do lado direito, aonde está, ai sim de fato, a torcida adversária, como pode ser direcionado a eles? Inclusive, a divisão das torcidas é tapado tirando completamente a visão entre as torcidas.


Por si só a nota do Brasil cai por terra. Claramente querendo acusar nosso torcedor de racista.


No entanto, o ato do nosso torcedor, nada mais nada menos, foi uma resposta IRÔNICA a PROVOCAÇÕES de pessoas que acompanharam o jogo de uma árvore logo ao lado (esquerdo) do estádio. Irônica no sentido daquela turma estar amontoada, trepados em cima de uma árvore assim como macacos, neste caso não foi insinuado que eram negros parecidos com macacos e sim pessoas trepadas em árvore como macacos.

AONDE ESTÁ O RACISMO NISSO?"


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade