Com a rodada final do Campeonato Paranaense se aproximando, cresce a dúvida do torcedor. Entre sentir a emoção de ir aos estádios e assistir aos jogos no conforto do lar, muitos estão optando pela segunda opção. O principal motivo citado pelos torcedores é a falta de segurança nas arquibancadas.
Para diminuir este problema, a Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná (ACEP) lançou a campanha "Paz no Estádio". A iniciativa consiste de quatro peças publicitárias que tentam conscientizar os freqüentadores dos estádios a terem o mesmo comportamento que têm fora dos campos: agir civilizadamente.
A peça produzida para a TV mostra um padrinho de casamento relatando as agressões que sofreu porque se alinhou ao lado errado do altar. Segundo Mário D`Andrea, um dos criadores da campanha, a idéia é mostrar a disparidade entre o comportamento do cidadão fora e dentro do campo. "Quisemos mostrar o quanto é absurdo a pessoa se portar civilizadamente durante todo o tempo, e quando entram no estádio esquecem todas as regras de convívio em sociedade" explicou D`Andrea.
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Além de espantar os torcedores dos estádios, a violência entre torcedores traz muitos prejuízos extra-campo. Segundo dados da Prefeitura de Curitiba, desde 1999 mais de 600 ônibus da capital foram depredados, acarretando mais de R$ 300 mil em prejuízos para o município.
A preocupação é ainda maior com a possibilidade de haver um Atletiba na final. No dia 11 de fevereiro, no penúltimo confronto entre as duas equipes, um torcedor foi esfaqueado e 21 pessoas foram presas por estarem praticando atos de vandalismo. Além disso, várias brigas foram registradas pela Polícia Militar ao redor do estádio.
"Como diz o slogan da campanha, ninguém sai ganhando com a violência. Perde o torcedor, que não pode acompanhar seu time; perdem os clubes, que tem a renda diminuída; e perdem os cronistas, que precisam de um ambiente tranqüilo para trabalhar", afirmou Osires Nadal, presidente da ACEP.
A ACEP já esteve envolvida em outras iniciativas que visavam coibir a violência. A associação apoiou a proibição de bebidas alcóolicas dentro e nos arredores dos estádios em dia dos jogos.
A campanha foi realizada de maneira beneficente por uma agência publicitária, e produtoras de áudio e vídeo de Curitiba. O Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado do Paraná (Sindejor) está colaborando com a ACEP na promoção da iniciativa.
"Uma iniciativa destas merece o respaldo e o apoio dos meios de comunicação. Nesse momento em que o futebol paranaense apresenta um campeonato competitivo, é uma pena que a violência afaste o público dos campos", lamentou Alcy Ramalho, vice-presidente do Sindejor.