Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Definido!

CBF amplia Série D para 48 times e dá duas vagas para o futebol paulista

- Reprodução
Agência Estado
15 mar 2016 às 17:29
Publicidade
Publicidade

Veja mais vídeos sobre esportes

A CBF anunciou nesta terça-feira a ampliação da Série D do Campeonato Brasileiro, equivalente à quarta divisão nacional. A próxima edição do torneio, a de 2016, será disputada por 48 clubes, o que representa um incremento de oito times em comparação ao último ano.

A confederação explicou que as oito vagas foram realocadas de acordo com o Ranking Nacional das Federações. Com isso, o futebol paulista vai ser o mais beneficiado, pois ganhou duas das oito vagas e agora terá quatro participantes na Série D deste ano.

Publicidade
Publicidade


Isso, evidentemente, tornará o Campeonato Paulista mais atrativo para os times pequenos, pois as vagas são distribuídas de acordo com o desempenho no Estadual, aumentando a possibilidade desses times conseguirem participar de uma competição nacional.

Leia mais:

Imagem de destaque
Liberta x Copa do BR

Em 'jogo das faixas' com muita briga e disputas duras, Flu vence São Paulo

Imagem de destaque
Rescisão

Londrina EC e SM discutem pendências para rescisão da parceria

Imagem de destaque
Lateral-direito

São Paulo vê Igor Vinicius perto de retorno, mas não força e projeta 2024

Imagem de destaque
Mais longe da queda

Respiro no Brasileirão faz Mano acelerar busca por reforços no Corinthians


As vagas restantes vão ser distribuídas entre seis Estados. São eles: Minas Gerais e Rio de Janeiro, que passarão a ter três times na Série D, além Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pará, todas agora com duas equipes na quarta divisão nacional, como já ocorria com Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás e Bahia.


Com o aumento do número de participantes, a fórmula de disputa da Série D sofreu alteração. Na primeira fase, os 48 clubes serão divididos em 12 grupos de quatro times. Os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros colocados se garantem na segunda fase, que terá 32 times. A partir daí, o sistema de disputa será o mata-mata.

Os quatro primeiros colocados garantem o acesso para a Série C. No ano passado, o Botafogo de Ribeirão Preto foi o campeão. River do Piauí, Remo e Ypiranga de Erechim subiram para a terceira divisão.


Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade