Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Saiba mais

CBF: STJ nega recurso para manter Ednaldo Rodrigues na presidência

Felipe Pontes - Agência Brasil
13 dez 2023 às 13:10

Compartilhar notícia

Joédson Alves/Agência Brasil

A ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), negou nesta quarta-feira (13) um recurso em que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) procurava reverter o afastamento de presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues. 


A apelação foi rejeitada por motivos processuais e não teve o mérito analisado. Moura frisou que a CBF é uma entidade privada, motivo pelo qual não estaria apta a pedir a suspensão de sentenças judiciais.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


A ministra destacou que o direito de requerer uma SLS (suspensão de liminar ou sentença) é exclusiva para casos em que o poder público figura como parte. Ela pontuou que a CBF recorreu ao STJ por meio de um pedido de SLS paralelamente a outro recurso, ainda não julgado, impetrado pelo próprio Rodrigues e relatado pelo ministro Ricardo Villas Bôas Cueva.


Há de se aguardar as vias recursais regulares, não cabendo SLS no caso, ressaltou a presidente do STJ. "Como é cediço, não é viável o emprego deste instituto como sucedâneo recursal apto a propiciar o exame do acerto ou do desacerto da decisão impugnada”, comentou a ministra.


Entenda


Rodrigues foi afastado da presidência da CBF na semana passada, por decisão do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), que determinou que novas eleições para a direção da entidade ocorram em 30 dias.


O afastamento se deu após a Justiça fluminense arquivar uma ação civil pública aberta em 2017, na qual o MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) havia conseguido anular as eleições daquele ano, abrindo caminho para Rodrigues conseguir se eleger presidente da CBF. 


Agora, o TJ-RJ reconheceu que o MP-RJ não poderia ter atuado no caso, o que anula a eleição extraordinária que elegeu Rodrigues.


Ao STJ, os advogados da CBF alegaram que a interferência judicial nos cargos de direção da entidade coloca em risco o interesse público, por ameaçar a exploração econômica e a gestão do futebol no Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter


Conforme a CBF, o caso pode levar a Fifa (Federação Internacional de Futebo) a suspender a entidade brasileira, o que tiraria o Brasil da próxima Copa do Mundo. Isso porque a Fifa, por regimento interno, não permite a atuação regular de entidades nacionais que não demonstrem ter autonomia administrativa.


Imagem
Nova onda de calor deverá atingir regiões do Brasil nesta semana
Nova onda de calor faz as temperturas subirem a partir desta quinta (14) e continuam assim até domingo (17).
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Portais

Anuncie

Outras empresas