O Equador chegou à última rodada das Eliminatórias com chances de conseguir a vaga na repescagem para a Copa de 2010. Mas perdeu para o já classificado Chile, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no Estádio Monumental David Arellano, em Santiago, e acabou eliminado.
Para conseguir vaga na repescagem, o Equador precisava de uma vitória simples em Santiago. Mas enfrentou um Chile animado, que queria comemorar a classificação antecipada com uma vitória diante de seu torcedor - os chilenos garantiram vaga no último sábado, na Colômbia.
Assim, com a vitória desta quarta-feira, o Chile terminou as Eliminatórias em terceiro lugar, com 33 pontos. E também deixou o Equador na sexta colocação, com 23 pontos, ajudando o Uruguai, que ficou na quinta posição, com 24 pontos, e vai à repescagem.
Leia mais:
Quanto é a premiação do Brasileiro? Campeão ganhará R$ 48,1 milhões
Filipe Luís evita holofotes e divide méritos em primeiro título no Flamengo
Quem pode deixar Palmeiras após esta temporada
Flamengo decide tirar Gabigol de jogo do Brasileiro para 'manter harmonia'
No início da partida, parecia que era o Chile que precisava do resultado. Os donos da casa dominavam o duelo e chegaram perto do gol. Mas o goleiro equatoriano Marcelo Elizaga fez pelo menos três grandes defesas enquanto seus zagueiros batiam cabeça.
Aos poucos, porém, o Equador foi se encontrando em campo, criando algumas chances. Na melhor delas, já aos 45 minutos do primeiro tempo, Edison Mendez tabelou no ataque e bateu cruzado, mas a bola passou pertinho da trave chilena e acabou indo para fora.
Na segunda etapa, o Chile voltou com tudo e, logo aos sete minutos, derrubou todas as pretensões do Equador em ir para a África do Sul. Rodrigo Millar tentou ajeitar a bola dentro da área, mas ela sobrou para Suazo, que encheu o pé para abrir o placar.
Foi o 10º gol de Suazo, que ficou na frente do atacante brasileiro Luís Fabiano na artilharia das Eliminatórias. O resultado também caiu como uma ducha de água fria nos equatorianos. Depois disso, o Chile teve duas boas chances e quase ampliou o placar.
Precisando do resultado de qualquer maneira, o técnico Sixto Vizuete mexeu na equipe do Equador para deixá-la mais ofensiva. Mas Segundo Castillo foi expulso aos 38 minutos, acabando de vez com as esperanças equatorianas. Festa do Chile - e também do Uruguai.