O treinador Cláudio Tencati, de 43 anos, completa 5 anos no comando do Londrina Esporte Clube neste dia 21 de abril. Tencati – que é o técnico que está há mais tempo no cargo no futebol brasileiro – assumiu o Tubarão em 2011 e obteve as conquistas da Divisão de Acesso em 2011, Campeonato do Interior em 2013 e 2015, Campeonato Paranaense em 2014 e, nesta temporada, terá pela frente à Série B do Campeonato Brasileiro.
"Saimos da Série B do Campeonato Paranaense para a Série B do Campeonato Brasileiro. E espero quando um dia sair do Londrina deixar o clube na Série A. Infelizmente hoje não há uma sequência no futebol brasileiro e o treinador precisa de tempo para que o grupo de jogadores entenda o trabalho e o estilo de jogo. O exemplo hoje é o Operário que no Paranaense trocou quatro vezes de treinador e foi rebaixado no Paranaense um ano depois de ser campeão", afirmou.
O nome de Tencati figura ao lado de nomes renomados do futebol mundial como Diego Simeone do espanhol Atlético de Madrid, no comando desde 2011; Frank de Boer, no holandês Ajax desde 2010; Mircea Lucescu, no ucraniano Shakhtar Donetsk desde 2004 e, do francês Arsène Wenger, técnico do inglês Arsenal desde 1996. Além disso, Tencati é o treinador que mais tempo dirigiu o Tubarão. O posto era ocupado por Jorge Scaff, que chegou a ficar 28 meses seguidos no cargo.
Nesta temporada, Tencati levou o Londrina até às quartas de finais do Paranaense quando foi eliminado pelo Atlético-PR. Por conta disso, o LEC terá a decisão do Interior e enfrentará o PSTC ou Foz do Iguaçu. Em maio, a agremiação alviceleste terá a Série B e estreará diante de sua torcida contra o CRB. Por fim, o Londrina está na segunda fase da Copa do Brasil e aguarda o vencedor do confronto entre Campinense-PB x Cruzeiro-MG.
Pelo Londrina, Tencati soma 170 partidas com 87 vitórias, 46 empates e 37 derrotas. Ao todo, acumula 253 gols a favor e 136 contra.