Os principais clubes de futebol europeus vêm resistindo aos efeitos da crise econômica global, segundo um estudo divulgado pela empresa de contabilidade Deloitte. A pesquisa sugere que o público nas duas primeiras rodadas desta temporada da Liga dos Campeões foi 5% maior do que no ano passado e a audiência dos jogos da primeira divisão do campeonato inglês permanece em torno de 90%.
O estudo afirma ainda que a boa saúde financeira dos clubes europeus pode ser exemplificada pelo novo contrato de camisa do Liverpool. O clube inglês vai receber 80 milhões de libras por usar, a partir de julho e pelos quatro anos seguintes, a marca do grupo bancário Standard Chartered. O time encerra nesta temporada uma parceria de 17 anos com o patrocinador anterior, a cerveja Carlsberg.
Proteção
O também inglês Arsenal foi outra equipe que mostrou melhorias no setor financeiro. Seu último balanço mostrou um aumento dos lucros anuais em quase 25%, alcançando 45.5 milhões de libras.
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"Quando a crise econômica nos atingiu, expressamos um otimismo cauteloso de que a forte e leal base de torcedores, assim como os contratos comerciais e de transmissão em longo prazo dos clubes de futebol forneceriam a eles uma certa proteção contra os piores efeitos das turbulências", disse Dan Jones, porta-voz da divisão esportiva do grupo Deloitte.
"Os clubes sabiam que os piores efeitos seriam sentidos na temporada 2009/10 e os bons públicos atingidos até agora são um sinal reconfortante", disse.
O estudo afirma que, embora os clubes ingleses pequenos estejam sendo mais prejudicados, os impactos da crise vêm sendo minimizados "pelo mecanismos de distribuição das verbas de transmissão".