Embora estejam em situações totalmente diferentes na tabela do Campeonato Brasileiro, Fluminense e Palmeiras se enfrentam neste domingo, no Engenhão, às 18h30, com uma coisa muito importante em comum. Ambos podem falar com tranquilidade que possuem dois grandes artilheiros e que podem fazer toda a diferença hoje: Fred e Barcos.
Fred é o artilheiro do campeonato - ao lado de Alecsandro, do Vasco - com oito gols. Na última rodada, comandou a bela vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo com direito a um gol seu. Mas Barcos não fica para trás. O argentino já fez cinco gols no Brasileiro e na última rodada também deu show. Marcou dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo e comprovou a fama de carrasco da equipe alvinegra, já que havia feito outros dois gols em jogo válido pela Copa Sul-Americana. Agora, o Pirata tenta também o rival tricolor na lista de suas vítimas.
No Palmeiras, a preocupação com Fred é total. "O Fluminense é um time muito forte, um dos melhores da competição, mas sabemos que o ponto forte deles é o Fred. Temos de ficar muito ligados nele", disse Fernandinho, que também não deixou de encher a bola de seu companheiro. "Se eles têm o Fred, nós temos Barcos. Se a bola chegar no Barcos ele resolve o jogo para nós."
Leia mais:
Flamengo adia renovação de Pulgar, que aguarda valorização para ficar
Por que Flamengo e Corinthians não se entendem em negócio por Hugo Souza
Em final antecipada, Palmeiras e Botafogo jogam no Allianz Parque nesta terça-feira
Gaviões, Corinthians e Caixa assinam último acordo para criação de vaquinha
E os dois candidatos a protagonistas possuem coadjuvantes de grande qualidade. De um lado, Rafael Sóbis ganha mais uma oportunidade de tentar emplacar e comprovar toda a expectativa existente em cima de seu futebol. No Palmeiras, Felipão pode apostar em Mazinho ou Obina. O primeiro era o titular até rodada passada, quando o treinador resolveu apostar em Obina. E deu certo. Ele fez uma boa dupla ao lado do argentino e tem grandes chances de permanecer na equipe. Após 62 minutos atuando juntos - somando o tempo de outros jogos - parece que o treinador resolveu que vale a pena apostar.
"O Barcos fez dois gols, eu tive a chance de marcar o meu, mas não consegui, e também fomos bem na marcação. Acho que foi uma boa oportunidade para o Felipão ver que dá para jogarmos juntos", disse Obina.
Realmente Fred e Barcos travam um confronto de dois grandes jogadores como bons protagonistas, o que daria um jogo bem equilibrado. O problema, porém, é que ao olhar para o restante da equipe, fica mais claro o motivo do Fluminense brigar pela liderança do campeonato enquanto o Palmeiras luta para sair da zona de rebaixamento.
Para o jogo deste domingo, o técnico Abel Braga não conta apenas com o meia Deco, machucado, dentre os principais jogadores. Já Felipão tem muito mais problemas do que soluções. Ele não conta com Valdivia, Márcio Araújo, Daniel Carvalho e Luan, machucados e Leandro Amaro, suspenso, só para lembrar os mais importantes no esquema do treinador palmeirense.
Até Felipão está fora da partida. Ele foi suspenso por dois jogos pelo STJD pela expulsão na partida contra o Bahia. Com isso, Murtosa comanda a equipe mais uma vez. E a grande novidade será Thiago Heleno. Ele ficou no banco contra o Botafogo, mas só neste domingo terá a chance de atuar pela primeira vez, após a conquista da Copa do Brasil, dia 11 de julho. Ele sentiu uma lesão na coxa esquerda na final contra o Coritiba e desde então tem lutado para retornar ao time.
Como o time ainda ocupa a zona de rebaixamento, Felipão trata o jogo como uma decisão, já que conquistar seis pontos em dois jogos consecutivos no Rio de Janeiro seria algo muito acima do que estava em seus planos. Para evitar excessos dos jogadores, o treinador resolveu até antecipar a concentração e, ao invés de o elenco iniciar a concentração no sábado à tarde, como de costume, os jogadores já ficaram juntos na sexta à noite.