O Atlético Mineiro confirmou a boa fase e venceu o clássico contra o Cruzeiro por 3 a 0, neste domingo, no Mineirão, pela décima rodada do Brasileirão. Com a vitória, o Atlético retomou a liderança da tabela e encerrou um jejum de doze jogos sem vencer o maior rival.
A última vitória do Atlético foi em 2007, no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro, quando venceu por 4 a 0. De lá para cá, foram 10 vitórias do Cruzeiro e dois empates.
O time comandado por Celso Roth chegou aos 21 pontos e se isolou na ponta, superando o Internacional, que perdeu para o Atlético-PR neste domingo. Já o Cruzeiro, que entrou em campo com time reserva visando a decisão da Libertadores, se manteve com 10 pontos, perto da zona de rebaixamento.
Leia mais:
Botafogo empata com Vitória, Palmeiras agradece e Brasileiro tem novo líder
Palmeiras não perdoa vacilo do Botafogo, bate Atlético-GO e assume a ponta
Leila Pereira enfrenta Savério Orlandi por mais três anos à frente do Palmeiras
Flamengo de 2019 criou ídolos, formou treinador e virou parâmetro no Brasil
O clássico deste domingo começou quente dentro de campo. O atacante Zé Carlos acertou uma cotovelada no meia atleticano Renan logo aos 15 segundos do primeiro tempo e foi expulso, deixando o Cruzeiro com um a menos em campo.
O Atlético aproveitou a vantagem numérica e mostrou maior volume de jogo, mas só conseguiu abrir o placar depois dos 30 minutos do primeiro tempo, quando Roth tirou o lateral Marcos Rocha para colocar o atacante Alessandro.
Aos 39 minutos, Júnior, atuando no meio-campo, aproveitou sobra na área cruzeirense, e acertou um belo chute contra a meta de Andrey, inaugurando o placar. Quatro minutos depois, Diego Tardelli cruzou a bola na área e Alessandro, que iniciou a temporada jogando pelo Cruzeiro, ampliou o marcador.
Os dois times voltaram sem substituições para o segundo tempo. O primeiro lance de perigo só aconteceu aos 18 minutos da etapa complementar, quando Éder Luís chutou forte e forçou Andrey a fazer uma difícil defesa. Aos 41, o Atlético fechou o placar, depois de uma saída desastrosa do goleiro Andrey. Éder Luís aproveitou longo lançamento e, de canhota, encobriu o goleiro cruzeirense.
O próximo compromisso do Cruzeiro pelo Brasileirão acontecerá no domingo que vem, quando receberá o Corinthians no Mineirão. Já o Atlético, também no Mineirão, receberá o São Paulo, na quinta-feira. Em razão da final da Libertadores, a partida do meio da semana do Cruzeiro, contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, foi adiada para agosto.
CONFUSÃO - Antes da partida, a tarde em Belo Horizonte foi marcada por fortes cenas de confusão e violência entre torcedores, em vários pontos da cidade. Apenas em Ribeirão das Neves, na região Metropolitana, mais de 100 pessoas envolvidas em uma briga foram encaminhados à delegacia.
Esta não foi a primeira vez no ano que o confronto entre os dois principais times de Minas foi marcado por cenas lamentáveis. Em fevereiro, em partida válida pelo Campeonato Mineiro, o torcedor atleticano Lucas Batista Marcelino, de 20 anos, morreu depois de ser atingido por um tiro no pescoço.