Pesquisar

Canais

Serviços

Primeiro clube brasileiro

Conmebol vacina jogadores do Atlético-GO contra Covid-19 no Paraguai

Carlos Petrocilo - Folhapress
07 mai 2021 às 15:46
- Pixabay
Publicidade
Publicidade


Enquanto atletas não estão incluídos no grupo prioritário a ser vacinado contra a Covid-19 no Brasil, 44 integrantes da delegação do Atlético-GO receberam a primeira dose da Coronavac na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, na madrugada desta sexta-feira (7).

Jogadores, comissão técnica e o presidente do clube, Adson Batista, tomaram o imunizante após a vitória sobre o Libertad (PAR), por 2 a 1, pela terceira rodada do Grupo F da Copa Sul-Americana.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É o primeiro clube brasileiro que faz uso das vacinas fornecidas pela Conmebol, a entidade máxima do futebol sul-americano, que recebeu doações do laboratório chinês Sinovac. Ainda não está definido onde a delegação receberá a segunda dose.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

FPF define datas e horários de semis do Paulista; Santos jogará em Itaquera

Imagem de destaque
Belga

Como Flamengo fez Andreas se sentir mais brasileiro na seleção

Imagem de destaque
Julgamento no STJ

Robinho diz que condenação por estupro é racismo e que espera ter direito a defesa no Brasil

Imagem de destaque
Entenda

STJ definirá validade da condenação de Robinho ou possibilidade de novo julgamento no Brasil


Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, postou em sua conta no Twitter uma foto da aplicação em alguns atletas do clube goiano. "Estamos juntos para tornar o futebol mais seguro", escreveu o cartola na publicação.

Publicidade


A Conmebol afirma que não há previsão de que outro clube brasileiro receba a primeira dose da vacina.


"Cada associação membro [da Conmebol] está armando sua logística. A CBF foi informada sobre as vacinas. É ela quem consulta o clube e pergunta se querem aproveitar a passagem por Assunção para fazer a vacinação. Nós não obrigamos. O clube decide se quer ser vacinado ou não", afirmou um porta-voz da Conmebol à reportagem.

Publicidade


"Paraguai e Uruguai são os países que já têm a logística armada para a realização da vacinação dos clubes", completou.


Na quarta (12), o São Paulo vai até o Uruguai visitar o Rentistas, pela Libertadores. Questionada pela reportagem se a equipe tomaria a vacina no país vizinho, a assessoria do São Paulo diz que "por enquanto não tem nada marcado".

Publicidade


A Conmebol recebeu 50 mil doses de Coronavac e pretende distribuir 5.000 doses para cada um dos dez países filiados.
No entanto, elas ainda não poderão ser utilizadas no Brasil, porque a legislação que permite às instituições privadas adquirirem vacinas também exige que parte delas sejam doadas ao SUS enquanto os grupos prioritários não tiverem sido imunizados no país. Após esse período, essas entidades poderão adquirir e usar 50% do montante adquirido, doando o restante.


Para que os clubes possam usufruir dessas doses no Brasil, é preciso que o Ministério da Saúde emita uma nota técnica e insira os profissionais no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO).

Publicidade


Na semana passada, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) levou esse pedido ao Ministério da Saúde, assim como o COB (Comitê Olímpico do Brasil) fez, já que receberá uma carga de 8.400 doses para imunização da delegação que vai aos Jogos de Tóquio.


"Estamos consultando a possibilidade de se fazer, assim como tem sido discutido o sistema de vacinação do COB, uma normatização para vacinar os atletas, principalmente os que vão disputar a Copa América e dos clubes hoje em competições com jogos fora do país também", afirmou à reportagem Jorge Pagura, coordenador médico da CBF, na quinta (29).

Publicidade


Há a expectativa de que o órgão federal emita a nota técnica, instrumento que garante a atualização no PNO, nos próximos dias. O COB, por exemplo, já trabalha com a ideia de início da vacinação a partir de terça (10).


Procurado pela reportagem nesta sexta, o Ministério da Saúde diz que a questão está em discussão e que nada foi definido até o momento.


O caso do Atlético-GO pode ajudar a CBF reforçar o seu pedido junto ao órgão federal. Além do clube goiano, disputam a Sul-Americana: Bahia, Ceará, Athletico, Corinthians, Red Bull Bragantino e Grêmio. Na Libertadores, há sete equipes brasileiras: Palmeiras, Internacional, Santos, Fluminense, São Paulo, Atlético-MG e Flamengo.

A Conmebol pretende, pela ordem, imunizar seleções masculinas da Copa América (com início marcado para junho, na Argentina e na Colômbia), times que participam da Libertadores e da Sul-Americana, clubes da Série A do Campeonato Brasileiro e da Série A1 do Brasileiro Feminino e, por último, equipes de arbitragem.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade