Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Inovação e Empreendedorismo

Copa do Mundo e inovação: momento de testar novas ideias

Lucas V. de Araujo* - Colunista da FOLHA
21 nov 2022 às 16:00

Compartilhar notícia

- Cresol
Publicidade
Publicidade

A Copa já começou e com ela uma série de expectativas entre os brasileiros. O Brasil estreia na

próxima quinta-feira, mas a esperança pelo hexa campeonato já está presente nas ruas, nas

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

residências e no ambiente de trabalho.

Leia mais:

Imagem de destaque
Torneio Paraná de Verão

Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Em janeiro

São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral

Imagem de destaque
Série no YT

'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo

Imagem de destaque
Disputa com Montevidéu

Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol


Pela grande mobilização de uma Copa, muitas organizações se envolvem nesse processo para

Publicidade

dar um incentivo ainda maior. Uma delas é a Cresol, que lançou a campanha “Vem junto

torcer”. O objetivo é reforçar a ideia de que o futebol é uma paixão nacional e que um evento

Publicidade

como a Copa do Mundo exerce uma influência muito grande em diversos setores, inclusive na

economia.

Publicidade


Ao contrário do que se possa imaginar, não é apenas a economia do país anfitrião dos jogos que

ganha. Projeções da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas estimam um acréscimo de

Publicidade

aproximadamente R$ 20 bilhões na economia brasileira neste período da competição. Dentre as

razões está o aumento no consumo de alimentos e bebidas, itens de decoração, além de bens

Publicidade

duráveis, sendo o principal aparelhos televisores. Isso sem contar combustíveis e outros serviços

atreladas à festa.

Publicidade


A campanha “Vem junto torcer” da Cresol é considerada a segunda versão da campanha

“Drible”, que foi lançada pela Cresol no início deste ano para destacar os muitos aspectos em

comum entre os setores esportivo e financeiro. Nesta nova campanha a proposta é mostrar que

independente da forma como as pessoas torcem pela seleção brasileira, todos têm o mesmo

objetivo. Da mesma maneira, a Cresol busca apoiar os diferentes perfis de brasileiros sendo o

ponto em comum entre o campo e a cidade, entre o Sul e outras regiões, entre o pequeno e o

grande empresário ou ainda quem mora no campo ou na cidade. Todas eles representam peças

igualmente importantes do nosso país.


Essa diversidade de perfis torcendo pelo sucesso da seleção brasileira me faz refletir em como

pode ser positiva essa mesma energia para o desenvolvimento de inovação. Não me refiro

apenas às novas propostas para o esporte, mas também ao ambiente empresarial. O quanto

poderíamos progredir se nos uníssemos para o novo e a mudança.


Importante lembrar que as melhores metodologias para estimular a criatividade baseiam-se na

junção de pessoas em torno de um propósito em comum. O Design Thinking, uma das técnicas

mais usadas em todo o mundo, pode ser descrito como conjunto de princípios que podem ser

aplicados por diversas pessoas a uma ampla variedade de problemas. Nele, as pessoas usam da

liberdade de ideias e pontos de vista para cocriar em conjunto ao longo do caminho. Sim, o

Design Thinking não acredita em manuais de inovação, mas em um continuum, que pode ser

entendido como uma sequência de passos ordenados.


O primeiro é a inspiração, quando buscamos soluções a partir de dado problema. O segundo é a

ideação, processo de gerar ideias. O terceiro e último é a implementação, levar a proposta ao

mercado e testá-la.


Que a Copa do Mundo seja também um momento de por em prática novos métodos de ideação e

inovação ;)


*Lucas V. de Araujo: PhD e pós-doutor em Comunicação e Inovação (USP). Professor da Universidade

Estadual de Londrina (UEL), parecerista internacional e mentor Founder Institute. Autor de “Inovação em

Comunicação no Brasil”, pioneiro na área.

Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade