A Copa já começou e com ela uma série de expectativas entre os brasileiros. O Brasil estreia na
próxima quinta-feira, mas a esperança pelo hexa campeonato já está presente nas ruas, nas
residências e no ambiente de trabalho.
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Pela grande mobilização de uma Copa, muitas organizações se envolvem nesse processo para
dar um incentivo ainda maior. Uma delas é a Cresol, que lançou a campanha “Vem junto
torcer”. O objetivo é reforçar a ideia de que o futebol é uma paixão nacional e que um evento
como a Copa do Mundo exerce uma influência muito grande em diversos setores, inclusive na
economia.
Ao contrário do que se possa imaginar, não é apenas a economia do país anfitrião dos jogos que
ganha. Projeções da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas estimam um acréscimo de
aproximadamente R$ 20 bilhões na economia brasileira neste período da competição. Dentre as
razões está o aumento no consumo de alimentos e bebidas, itens de decoração, além de bens
duráveis, sendo o principal aparelhos televisores. Isso sem contar combustíveis e outros serviços
atreladas à festa.
A campanha “Vem junto torcer” da Cresol é considerada a segunda versão da campanha
“Drible”, que foi lançada pela Cresol no início deste ano para destacar os muitos aspectos em
comum entre os setores esportivo e financeiro. Nesta nova campanha a proposta é mostrar que
independente da forma como as pessoas torcem pela seleção brasileira, todos têm o mesmo
objetivo. Da mesma maneira, a Cresol busca apoiar os diferentes perfis de brasileiros sendo o
ponto em comum entre o campo e a cidade, entre o Sul e outras regiões, entre o pequeno e o
grande empresário ou ainda quem mora no campo ou na cidade. Todas eles representam peças
igualmente importantes do nosso país.
Essa diversidade de perfis torcendo pelo sucesso da seleção brasileira me faz refletir em como
pode ser positiva essa mesma energia para o desenvolvimento de inovação. Não me refiro
apenas às novas propostas para o esporte, mas também ao ambiente empresarial. O quanto
poderíamos progredir se nos uníssemos para o novo e a mudança.
Importante lembrar que as melhores metodologias para estimular a criatividade baseiam-se na
junção de pessoas em torno de um propósito em comum. O Design Thinking, uma das técnicas
mais usadas em todo o mundo, pode ser descrito como conjunto de princípios que podem ser
aplicados por diversas pessoas a uma ampla variedade de problemas. Nele, as pessoas usam da
liberdade de ideias e pontos de vista para cocriar em conjunto ao longo do caminho. Sim, o
Design Thinking não acredita em manuais de inovação, mas em um continuum, que pode ser
entendido como uma sequência de passos ordenados.
O primeiro é a inspiração, quando buscamos soluções a partir de dado problema. O segundo é a
ideação, processo de gerar ideias. O terceiro e último é a implementação, levar a proposta ao
mercado e testá-la.
Que a Copa do Mundo seja também um momento de por em prática novos métodos de ideação e
inovação ;)
*Lucas V. de Araujo: PhD e pós-doutor em Comunicação e Inovação (USP). Professor da Universidade
Estadual de Londrina (UEL), parecerista internacional e mentor Founder Institute. Autor de “Inovação em
Comunicação no Brasil”, pioneiro na área.