A diretoria do Corinthians já atua nos bastidores para ao menos tentar facilitar o trabalho da comissão técnica e dos jogadores no principal objetivo do clube em 2010: vencer pela primeira vez a Copa Libertadores. Nesta sexta-feira, foi publicado no Diário Oficial de São Paulo o aumento da capacidade do Estádio do Pacaembu para 40.199 torcedores.
A alteração permite que o Corinthians jogue em sua casa caso chegue à final da competição sul-americana: o regulamento exige a capacidade mínima de 40 mil na finalíssima. O lobby visou 100% a final da Libertadores, apesar de a diretoria argumentar também que terá uma renda maior em jogos de lotação máxima. Mas a diferença é mínima: até esta sexta, o Pacaembu poderia receber 37.952 pessoas, ou 2.247 a menos do que agora.
A mudança não significa que poderão ser vendidos 40.199 ingressos, já que boa parte dos assentos são destinados a pessoas que não pagam, como convidados do clube, de patrocinadores e da Conmebol, em caso de jogos da Libertadores. "É importante começar a competição em um estádio e terminar no mesmo lugar. Alguns clubes brasileiros já tiveram esse problema. Mas no fundo o time tem que jogar bola dentro de qualquer estádio", desconversou o técnico Mano Menezes.
Leia mais:
Artilheiro e manutenção de elenco estão entre os planos do Corinthians para 2025
Mesmo com Facundo, Palmeiras ainda busca uma estrela para vestir a camisa 9
Claudinho quer jogar no Santos em breve
Estêvão diz que vai realizar sonho ao enfrentar Messi no Mundial de Clubes
O clube brasileiro citado pelo treinador é o Atlético-PR, que em 2005 não pôde enfrentar o São Paulo na Arena da Baixada, em Curitiba, na decisão da Libertadores. A diretoria do clube paranaense tentou até construir uma arquibancada móvel, para aumentar em 10 mil a capacidade de seu estádio, mas a Conmebol não permitiu alegando falta de segurança. O jogo foi então no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, cidade a 700 km de Curitiba.
A nova capacidade do Pacaembu já vale para o jogo do próximo domingo, contra o Cruzeiro, pela 31.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Antes, neste domingo, o time enfrenta o Sport, no Estádio da Ilha do Retiro, no Recife.