A bronca de Mano Menezes surtiu efeito. Depois de o treinador reclamar da apatia dos jogadores, o Corinthians encerrou um jejum de cinco jogos sem vitória no Brasileirão e ganhou do Grêmio por 2 a 1, na tarde deste sábado, no Pacaembu.
Apesar de não ter mais nenhuma pretensão no Brasileirão, o Corinthians mostrou neste sábado a disposição que estava faltando nos últimos jogos. Assim, sob o comando de Ronaldo e com excelentes defesas do goleiro Felipe, a vitória foi corintiana.
"O Mano está ali para isso, para cobrar a gente no momento devido. Ele cobrou, e nós nos cobramos também", afirmou o meia Elias, ao comentar sobre a mudança de postura do time do Corinthians após a dura conversa que o técnico teve com o elenco.
Leia mais:
Jogadora do Corinthians bate o carro, atropela mulher, tenta fugir e é impedida de deixar local
Luxemburgo diz que não quer mais ser treinador e explica motivo
STF tem cinco votos para manter prisão do ex-jogador Robinho
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
A vitória no Pacaembu levou o Corinthians aos 42 pontos, ainda em posição intermediária no Brasileirão. Já o Grêmio, que continua mostrando fraqueza como visitante - só venceu um jogo fora de casa, diante do Náutico -, permanece com 41 pontos.
O JOGO - O Corinthians teve sua primeira chance logo aos quatro minutos, quando Ronaldo fez boa jogada, mas Elias não conseguiu marcar. O Grêmio respondeu rápido: aos seis, Jonas cabeceou a bola para a primeira grande defesa do goleiro Felipe na partida.
Como o jogo estava num ritmo intenso, o primeiro gol não demorou para sair. Aos 10 minutos, Ronaldo arriscou um chute de longe, com a perna esquerda, mas a bola desviou na zaga gremista e acabou enganando o goleiro Marcelo Grohe: 1 a 0 para o Corinthians.
O Grêmio não se abalou com o gol, mantendo a boa produção ofensiva. Mas parou no goleiro Felipe, que fez mais duas grandes defesas no primeiro tempo, em chutes de Jonas e Máxi Lopez. Enquanto isso, o Corinthians quase ampliou com Dentinho, que mandou para fora.
Ronaldo, então, entrou novamente em ação, fazendo boa tabela com Jorge Henrique e cruzando para Elias marcar o segundo gol corintiano. Assim, com 2 a 0 aos 32 minutos, o Corinthians passou a controlar a partida, perdendo até outras chances de ampliar.
No segundo tempo, o técnico Paulo Autuori tentou colocar o Grêmio no ataque, ao tirar o lateral William Thiego para a entrada do meia Renato. Mas o Corinthians soube controlar a ofensiva gremista e ainda levou perigo em alguns contra-ataques.
Num desses lances, aos 10 minutos, Jorge Henrique saiu na cara do gol, mas, ao invés de chutar, tentou passar para Dentinho e errou. Assim, quem acabou fazendo o gol foi o Grêmio: aos 23, Tcheco bateu escanteio e Réver cabeceou sozinho para marcar.
Apesar do gol gremista, o Corinthians manteve o controle do jogo. E teve até novas chances para marcar - na melhor delas, o argentino Defederico chutou por cima do gol. Mas o placar ficou mesmo nos 2 a 1, para alegria dos corintianos que foram ao Pacaembu.
FICHA TÉCNICA:
Corinthians 2 x 1 Grêmio
Corinthians - Felipe; Alessandro, Chicão, William e Marcelo Oliveira (Balbuena); Marcelo Mattos, Elias (Moradei) e Jucilei; Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho (Defederico). Técnico: Mano Menezes.
Grêmio - Marcelo Grohe; William Thiego (Renato), Léo, Réver e Lúcio; Túlio, Adílson (Perea), Fábio Rochemback e Tcheco; Jonas (Herrera) e Maxi López. Técnico: Paulo Autuori.
Gols - Ronaldo, aos 10, e Elias, aos 32 minutos do primeiro tempo; Réver, aos 23 minutos do segundo tempo.
Árbitro - Nielson Nogueira Dias (PE).
Cartões amarelos - Túlio, Adilson, Alessandro, Herrera e Ronaldo.
Renda e público - Não disponíveis.
Local - Estádio do Pacaembu, em São Paulo.