Corinthians e São Paulo começam hoje a decidir uma vaga na final do Campeonato Paulista, a partir das 16 horas, no Estádio do Pacaembu. Por ter feito melhor campanha na primeira fase, o Tricolor joga por dois resultados iguais no confronto pela semifinal, cujo jogo de volta acontece no próximo domingo, no Morumbi.
Se o São Paulo tem a vantagem de jogar com o regulamento, o Corinthians, ao contrário do rival, teve uma semana inteira para se preparar para esse primeiro duelo. Enquanto o Tricolor atuava diante do Defensor, do Uruguai, pela Copa Libertadores, o Timão treinava tranquilamente em Itu. Em alguns treinos, inclusive, o técnico Mano Menezes fechou os portões para a imprensa no objetivo de preparar algumas surpresas.
''Muitas coisas foram testadas. Jogadas, formações, tudo. Experimentamos diversas possibilidades para poder entrar em campo da melhor maneira possível'', afirmou o zagueiro William. ''É possível surpreender o rival. Trabalhamos para isso. Se vai dar certo ou não é outra história''.
Do outro lado, Muricy Ramalho reconhece que o desgaste pode prejudicar o time do Morumbi. Por outro lado, segundo ele, a vitória de virada sobre o time uruguaio aumentou a moral do grupo. ''O jogo (contra o Defensor) foi muito desgastante, uma batalha, não adianta querer enganar o torcedor. É lógico que o Corinthians leva vantagem por estar treinando. O nosso time está cansado, mas vai com moral, animado pela vitória'', destacou o comandante são-paulino, que não tem a pressão da Fiel.
''Não tenho nenhuma dúvida de que o Pacaembu irá oferecer ao São Paulo uma boa condição e nós faremos o nosso melhor dentro de campo para sair de lá com um resultado que nos aproxime das finais do Paulistão'', afirmou Muricy.
Retorno
Com tempo para trabalhar e sem nenhum desfalque, o técnico corintiano Mano Menezes colocará em campo o que tem de melhor, inclusive, Ronaldo, que foi poupado do último jogo da equipe na fase de classificação contra o Mirassol. ''O Ronaldo é um dos jogadores que tem capacidade diferenciada para jogos como este (decisão) e o importante é que a equipe precisa dele e, quando ele não está, sentimos falta'', analisou Mano.
A expectativa da comissão técnica é de que o Fenômeno chegue para o confronto muito perto do ideal em termos físicos. ''O Ronaldo chega para o jogo já com 90% de condições. Ele vem evoluindo constantemente desde que começou a trabalhar e estará ainda melhor nas semifinais do Paulista'', afirma o preparador físico Valmir Cruz.
Ao contrário do rival, Muricy Ramalho deve ter ao menos um desfalque para o jogo dessa tarde. O polivalente Zé Luís, que vem atuando na lateral-direita, sentiu uma fisgada na coxa direita no confronto com o Defensor e não terá condições de atuar. Com isso, o treinador será obrigado a mudar o esquema tático, passando do 4-4-2 para o 3-5-2, promovendo o retorno do zagueiro Renato Silva ao time titular.
Em São Paulo
Corinthians
Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Boquita, Elias e Douglas; Ronaldo e Dentinho (Jorge Henrique). Técnico: Mano Menezes
São Paulo
Rogério Ceni; Renato Silva, André Dias e Miranda; Arouca, Jean, Jorge Wagner, Hernanes e Júnior César; Borges e Washington. Técnico: Muricy Ramalho
Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes
Estádio: Pacaembu
Horário: 16 horas
(Das agências)