Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
2 a 1 no Pacaembu

Corinthians vence o Santos e fica a um empate do título

LANCEPRESS
12 mai 2013 às 18:15

Compartilhar notícia

- RENATO SILVESTRE/ESTADÃO
Publicidade
Publicidade

O Corinthians saiu na frente na decisão do Paulista Chevrolet-2013. Neste domingo, o time recebeu o Santos no Pacaembu e venceu o Peixe por 2 a 1. Paulinho e Paulo André marcaram para o Timão, enquanto Durval descontou para o Alvinegro Praiano. Com o resultado, o Timão precisa de apenas um empate na Vila Belmiro para garantir o título estadual.

A equipe de Tite teve muito mais volume de jogo no primeiro tempo, mas foi para os vestiários com a vantagem de apenas 1 a 0. Na segunda etapa, começou também em cima, mas perdeu chances claras com Emerson e Paulinho. Quando o Santos passou a crescer, o time mandante ampliou o placar e levava um grande resultado para a segunda final. O gol de Durval, porém, manteve o Santos muito vivo no sonho do inédito tetracampeonato.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sem jogos na Copa do Brasil (a volta com o Joinville acontecerá apenas no dia 22), o Santos terá uma semana completa para preparar-se visando o jogo da volta, na Vila Belmiro. O Corinthians, por sua vez, enfrenta o Boca Juniors (ARG), na quarta-feira, precisando reverter a derrota por 1 a 0 na Bombonera para avançar às quartas de final da Copa Libertadores.

Leia mais:

Imagem de destaque
Adeus ao sonho

Botafogo sucumbe à maratona e amarga queda precoce no Mundial

Imagem de destaque
João Paulo Sampaio

Flamengo quer tirar 'pai de geração do bilhão' do Palmeiras

Imagem de destaque
Atual vice

Como Flamengo planeja transição do futebol a Bap com último ato de Braz

Imagem de destaque
Migos

Ex-rivais, Talles Magno cita amizade com Hugo no Corinthians


Se o empate no próximo domingo dá o título ao Timão, o Santos, caso vença por um gol de diferença, levará a decisão para os pênaltis, como já aconteceu nas quartas, contra o Palmeiras, e semi, contra o Mogi Mirim. Vitórias a partir de dois gols de saldo dão a conquista para a equipe de Muricy Ramalho.

Publicidade


O JOGO:


Muricy Ramalho preferiu armar o Santos com Marcos Assunção no meio-campo, em vez de entrar com três zagueiros. Com o experiente volante, a equipe apostaria nas jogadas de bola parada, uma das especialidades do camisa 20. Em menos de um minuto, o jogador teve a primeira oportunidade: em cobrança de falta da intermediária, porém, Assunção mandou longe da meta de Cássio.

Publicidade


Depois deste lance, o Peixe foi pressionado pelo Corinthians. Aos três minutos, Paulinho teve a primeira boa chance para o Timão: após escanteio, Danilo dominou mal e o volante tentou o chute, para fora. Com mais volume de jogo, a equipe de Tite passava boa parte do tempo no seu campo de ataque, só que nos 15 primeiros minutos não conseguiu furar o bloqueio santista.


Se havia problemas para entrar na área, Danilo encontrou uma opção: o meia recebeu passe de Ralf e de longe arriscou bom chute. A bola foi no canto alto direito e Rafael se esticou para fazer a primeira grande defesa e mandou para escanteio. Na cobrança de Emerson, Paulinho apareceu livre no meio da área, mas cabeceou para fora.

Publicidade


Sem conseguir passar do meio-campo, o Santos era dominado pelo Corinthians. Aos 19, Romarinho carregou até próximo da entrada da área e entregou na esquerda para o Sheik. Ele mandou um chute cruzado rasteiro, sem força, mas colocado. Mais uma vez o goleiro do Santos teve que trabalhar e espalmou o tiro do camisa 11.


Aberto pela direita, Romarinho voltou a incomodar a zaga do Peixe aos 35. O ex-jogador do Bragantino tabelou com Emerson, invadiu a área e preparou o corte para o meio. Ele, porém, caiu dentro da área caiu, reclamando de um toque do zagueiro Edu Dracena. Wilson Luís Seneme mandou seguir o lance.

Publicidade


Aos 41, a pressão corintiana finalmente surtiu efeito. Paulinho sofreu falta na direita e Romarinho foi para a bola. O atacante cruzou para a área, Danilo – caindo – passou para o camisa 8, que teve apenas o trabalho de empurrar para o fundo das redes: 1 a 0 para o Timão. Dois minutos depois, o próprio volante arriscou chute de longa distância e a bola acertou o travessão. Guerrero, na sobra, errou o alvo e os times foram para o intervalo com a vantagem mínima em favor dos mandantes.


Na volta do vestiário, Muricy realizou duas mudanças: tirou Miralles e Marcos Assunção, para colocar André e Felipe Anderson. O meia já com menos de um minuto tentou seu primeiro chute, mas Cássio seguiu sem trabalhar no clássico. Logo depois, o Corinthians voltou a assustar: Guerrero abriu para Emerson na direita e o atacante bateu cruzado. Rafael, mais uma vez, defendeu.

Publicidade


O camisa 1 do Peixe aos seis travou Emerson e mais uma vez não deixou o Corinthians ampliar. Depois das duas chances desperdiçadas pelo rival, o Santos melhorou e passou a segurar mais a bola em seu campo de ataque. O quarteto defensivo do Timão (Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos), porém, dava poucos espaços para que o time de Muricy entrasse na área.


Restou, então, as tentativas de longa distância. Neymar e André arriscaram duas vezes – ambas foram em cima de Cássio, que fez firme defesa. No chute de Felipe Anderson, porém, o camisa 12 corintiano defendeu mal. André chegou para pegar o rebote, mas estava impedido. Aos 24, Paulinho perdeu uma excepcional chance para fazer 2 a 0: ele recebeu de Romarinho ainda no campo de defesa, passou por Durval, invadiu a área, tirou também de Edu Dracena, mas chutou para fora.


A resposta santista veio logo depois: Neymar foi lançado pela esquerda, segurou e recuou para Cícero. O camisa 10 soltou uma bomba, Cássio deu um leve toque e a bola ainda bateu na trave. Diante da melhora do rival, Tite colocou Edenílson e Alexandre Pato – nas vagas de Romarinho e Guerrero. Dois minutos depois, o Timão ampliou.

Em cobrança de escanteio, Danilo fez o desvio, e nem Renê Júnior, nem Durval conseguiram fazer o corte. Dentro da área, o zagueiro Paulo André acertou um chute "na veia", sem defesa para Rafael. O Peixe, porém, não se entregou. Aos 34, Cássio fez linda defesa em cabeçada de Neymar. Aos 36, Felipe Anderson cobrou falta para dentro da área, Durval desviou de cabeça, a bola quicou dentro do gol e saiu. André ainda conferiu, mas o lance do zagueiro já tinha sido validado e o placar se manteve até o final: Corinthians 2 a 1.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade