Com dois gols nos acréscimos, o Coritiba conseguiu a sua segunda vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro ao vencer o Figueirense por 3 a 0, nesta quinta-feira, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, e manteve a recuperação na competição. O zagueiro Emerson abriu o placar, mas ele foi fechado por Léo Gago e Anderson Aquino, aos 46 e aos 48 minutos da segunda etapa, respectivamente. O resultado deixa a equipe paranaense em 11.º lugar, com 10 pontos, e a catarinense na 7.ª colocação, com 13.
O Coritiba queria manter o embalo no Brasileirão depois de vencer o Ceará na semana passada, mas não encontrou tanta facilidade. Armado pelo técnico Jorginho para segurar o time da casa no meio de campo, a marca do primeiro tempo acabou sendo a forte marcação, com um grande número de faltas. O Coritiba pouco chegava ao gol de Wilson e o maior lance de perigo aconteceu somente aos 27 minutos, quando um forte chute de Leonardo exigiu uma defesa difícil do goleiro catarinense.
Na segunda etapa, Marcelo Oliveira decidiu abrir mais sua equipe e trocou Tcheco - que já tinha um cartão amarelo - por Gil, que daria mais movimentação, e o volante Willian, que estava bem na partida, para a entrada de Anderson Aquino, mais ofensivo. Ao mesmo tempo, Jorginho colocou Coutinho na vaga de Rhayner e o time catarinense ficou menos preso em campo.
Leia mais:
Botafogo amplia ano glorioso com título do Campeonato Brasileiro
Yuri Alberto, com 15 gols pelo Corinthians, é o artilheiro do Campeonato Brasileiro
Gabigol marca e emociona, mas Flamengo empata com Vitória na última rodada
Flu vence, escapa da Série B, e Palmeiras é vice em Allianz baixo astral
O Coritiba aumentou a pressão e, aos 12 minutos, Ygor cometeu um pênalti em Emerson não marcado pelo árbitro. A pressão continuou e deu resultado, mas em uma jogada originada de falta. Aos 28, Eltinho cobrou uma falta com precisão e Emerson subiu mais que a zaga catarinense para cabecear no ângulo direito e abrir o placar.
O Figueirense tentou reagir, mas apesar de criar chances, não conseguia definir as jogadas. Aos 41 minutos, Anderson Aquino ainda teve chance para ampliar, mas o goleiro Wilson salvou. Já nos acréscimos, Léo Gago aproveitou uma rebatida da defesa catarinense e chutou sem chance para Wilson. O Figueirense deu a saída de bola, mas perdeu a posse. Na sequência, aos 48, Bill roubou a bola e tocou para Anderson Aquino, que mesmo pressionado pela zaga tocou no canto para fechar o placar.
O zagueiro Emerson comemorou a abertura de placar, que para ele foi fundamental para a vitória. "Importante pela dificuldade que estava o jogo. Caprichamos na bola parada, fizemos o gol e obrigamos eles a abrirem o jogo", concluiu.