Aconteceu o que poucos acreditavam, exceto os os mais fanáticos torcedores do Coritiba: o alviverde ganhou de virada do líder Atlético Paranaense, conquistando três pontos importantes na luta pela classificação. Afinal, como os outros três times que disputam diretamente uma das três vagas que sobram - Malutrom, Paraná e Londrina, o rubronegro está virtualmente classificado - ganharam neste final de semana, uma derrota seria fatal para as pretensões do alviverde.
O primeiro tempo foi inteiro do Atlético, que teve a primeira jogada de perigo do jogo. Kléberson chutou de fora da área e Marcelo Cruz pegou firme, aos 5 minutos da primeira etapa. Aos 7, o rubronegro voltou a pressionar o Coxa, em uma jogada envolvente do seu ataque que terminou com um chute forte de Kléber - que acabou passando rente à trave do goleiro alviverde.
A pressão acabou dando resultado: aos 16 minutos Kléberson abriu o placar para o Atlético na Arena da Baixada, tocando por cobertura sobre o goleiro do Coxa após passe preciso de Alex Mineiro. Aos 23 Kléber perdeu a chance de ampliar, cabeceando para fora. O atacante recebeu sozinho na área adversária, novamente em cruzamento de Alex Mineiro.
Leia mais:
Atlético-MG e Botafogo jogam pela Glória Eterna da Copa Libertadores
Argentina pede ordem e mobiliza 1.500 policiais para final da Libertadores
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
O Coxa chegou ao empate aos 27 minutos do primeiro tempo. Anderson cobrou falta em jogada ensaiada, cruzando para Da Silva cabecear dentro da pequena área do Atlético, sem chance de defesa para o goleiro Flávio. Mas os jogadores e a torcida do alviverde nem tiveram chance de comemorar. Um minuto depois o artilheiro do Atlético, Kléber, marcou seu 19º gol no campeonato, colocando novamente o rubronegro em vantagem. Ele aproveitou que o goleiro Marcelo Cruz estava adiantado e chutou por cobertura.
Mas o Coritiba voltou melhor no segundo tempo. Já aos 3 minutos Patrício empatou o jogo na Arena em uma cobrança de falta perfeita que foi morrer no ângulo esquerdo do goleiro Flávio. Aos 15, Marquinhos perdeu um gol que poderia significar a virada de um jogo que parecia perdido.
Na seqüência, o Atlético chegou a dar sinais de que iria superar a pressão do alviverde, porém aos 20 minutos do segundo tempo veio a virada do Coxa, novamente de bola parada. Anderson cobrou com violência falta da intermediária do Atlético, e a bola entrou em um frango incrível de Flávio, que tentou agarrar a bola no campo molhado. Um minuto depois Marquinhos Cambalhota foi expulso após cometer falta violenta.
A salvação do Atlético parecia que chegaria aos 30, quando Alex Mineiro foi derrubado dentro da área por Reginaldo Nascimento. Só que o artilheiro Kléber bateu fraco no canto direito de Marcelo Cruz, que defendeu e levou à loucura a torcida rubronegra.
Aos 35 o Atlético perdeu mais um jogador: Adauto foi expulso por interpelar o árbitro Oscar Roberto de Godói após a marcação de uma falta. Daí em diante, salvo alguns lances de perigo do adversário, o Coritiba manteve o domínio do jogo, conquistando a segunda vitória sobre o rival no Campeonato Paranaense 2001.
Outros resultados
Completaram a rodada de final de semana mais três jogos realizados neste domingo. O Londrina ganhou em casa do Rio Branco por 1 a 0 mantendo as chances de se classificar para a próxima fase do Paranaense 2001. Já o vice-líder Malutrom quase conseguiu devolver a goleada de 4 a 0 sofrida no primeiro turno para o União Bandeirante: o caçulinha passou pelo time do interior por 3 a 0 no estádio Xingu, em São José dos Pinhais. O Francisco Beltrão continuou sem vencer no campeonato. O lanterna perdeu para o Prudentópolis por 3 a 1.