Depois de estar atrás no placar por duas vezes, o Coritiba conseguiu vencer de virada o Inter (RS) por 3 a 2 ontem à tarde no Couto Pereira, em Curitiba pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, o Coxa chegou a quatro pontos na classificação e está na nona colocação.
Em sua estréia em casa neste Brasileiro - no primeiro jogo havia empatado em 1 a 1 com o Atlético Mineiro em Belo Horizonte -, a equipe começou meio "apagada" em campo e viu o Inter fazer 1 a 0 logo aos seis minutos. Jackson cruzou pela direita, a zaga falhou e Luiz Cláudio tocou para o gol.
O Coxa passou a buscar o empate, mas pecava muito nos passes, principalmente no meio-de-campo. Com isso, a equipe não conseguia articular as jogadas ofensivas, mesmo estando a maior parte do tempo com a bola.
Leia mais:
São Paulo não prioriza atacante e só vai atender Zubeldía se vender atletas
Flamengo adia renovação de Pulgar, que aguarda valorização para ficar
Por que Flamengo e Corinthians não se entendem em negócio por Hugo Souza
Em final antecipada, Palmeiras e Botafogo jogam no Allianz Parque nesta terça-feira
E esse domínio aumentou ainda mais a partir dos 13 minutos, quando o volante do Inter, Leandro Guerreiro, foi expulso. Com um a menos, o time gaúcho se fechou para evitar o empate alviverde. Mesmo assim o Coritiba empatou aos 30 minutos. Edmilson chutou cruzado pela direita. O goleiro ainda tocou na bola, mas ela entrou.
Com o empate o Coritiba foi para o abafa, mas quem chegou ao segundo gol foi o Inter. Numa falha do goleiro Marcelo Cruz, que rebateu errado a bola, Jackson aproveitou para tocar por cima do goleiro e fazer 2 a 1, aos 35 minutos.
No lance seguinte, aos 37 minutos, o Coritiba conseguiu o empate. Numa disputa de bola na área do Inter, o zagueiro Chris foi derrubado. Evair bateu o pênalti e empatou novamente a partida, em 2 a 2.
Para a segunda etapa, o técnico Ivo Wortmann queria o time jogando mais pelas laterais para aproveitar o espaço aberto pelo Inter. Tanto que tirou o atacante Leandro, avançou o ala Fabinho e colocou o lateral Alemão pela esquerda. Mas o time centralizava demais as jogadas e facilitava a marcação gaúcha.
A partir dos 15 minutos, o Coritiba passou de novo a errar muitos passes, irritando os torcedores. Aos 20 minutos, o Coritiba teve a chance de fazer o segundo gol por três vezes no mesmo lance, mas perdeu.
Contando com o recuo do Inter, que claramente se posicionou para o contra-ataque, o Coritiba foi criando algumas chances para marcar até que virou o placar aos 35 minutos. Depois de cobrança de escanteio, Messias, que vinha sendo um dos mais criticados pela torcida, cabeceou, a bola resvalou em um zagueiro e enganou o goleiro. Era o terceiro gol do Coxa.
Já no desespero, o Inter quase empatou aos 39 minutos, quando o zagueiro Chris tentou cortar o cruzamento e jogou a bola no travessão do goleiro Marcelo Cruz. No final, restou a priemira vitória do Coritiba no BRasileirão. Na quarta-feira, o Coxa recebe o Vasco, em Curitiba.
Ficha Técnica
CORITIBA: Marcelo Cruz; Max Sandro, Chris e Allan; Juliano (Felipe Alvim), Reginaldo Nascimento, Messias, Evair (Rincon) e Fabinho; Edmilson e Leandro (Alemão). Técnico: Ivo Wortmann
INTERNACIONAL: João Gabriel; Bruno, Gilmar Lima, Fábio Luciano e Wanderson (Barão), Leandro Guerreiro, Carlinhos, Martinez (Silvinho) e Jackson; Fábio Pinto (Juca) e Luiz Cláudio. Técnico: Carlos Alberto Parreira.
Árbitro: Giuliano Bozzano
Estádio: Couto Pereira, em Curitiba