Entre os três reforços que o Coritiba anunciou nesta segunda-feira, um deles treinou durante toda a semana passada no Atlético. O lateral argentino De Los Santos trocou a Baixada pelo Alto da Glória. Ainda foram anunciados outro lateral, Rafael, e o atacante Edmilson.
Quem fez o percurso do Rubro-Negro para o Alviverde foi De Los Santos, lateral esquerdo que estava passando por um período de testes no Atlético. Sem chegar a um acordo com a diretoria atleticana, o lateral argentino foi sondado e decidiu permanecer na capital paranaense.
"Não sabia que o Coritiba tinha interesse no meu futebol. Estava feliz no Atlético, mas também estou feliz por estar aqui", comemora De Los Santos.
Leia mais:
Artilheiro e manutenção de elenco estão entre os planos do Corinthians para 2025
Mesmo com Facundo, Palmeiras ainda busca uma estrela para vestir a camisa 9
Claudinho quer jogar no Santos em breve
Estêvão diz que vai realizar sonho ao enfrentar Messi no Mundial de Clubes
Os três novos reforços devem encerrar a temporada de contratações para o segundo semestre. O técnico Ivo Wortmann já tem praticamente definido o estilo de jogo que o Alviverde irá adotar no Campeonato Brasileiro deste ano.
Os novos jogadores foram analisados pelo técnico coxa e encaixaram-se na filosofia que Wortmann pretende implantar. "São jogadores de muita velocidade, e tanto o Rafael como o De Los Santos são bons marcadores. Vamos montar um time agressivo e de pegada forte", garante Wortmann.
O atacante Edmílson, que já atuou no Palmeiras e estava atualmente no Cruzeiro, é o maior investimento do Coritiba para esta temporada. Edmílson pediu sua tranferência após a equipe mineira anunciar a contratação de dois reforços para o ataque.
"Não estava disposto a permanecer como opção de banco, e a proposta do Coritiba veio em boa hora. É um clube grande, e poderei mostrar meu futebol" explica Edmílson, que poderá formar a dupla de ataque coxa com Enílton. "O Evair pode atuar como meia atacante, atuando na armação de jogadas para os atacantes, que são velozes", afirma Wortmann.
O lateral direito Rafael, que veio do Náutico (PE), também pode ajudar Evair na armação das jogadas ofensivas. Com 12 gols marcados no Campeonato Pernambucano, Rafael sente-se confortável jogando na frente. "Pelo que eu soube do esquema utilizado no Coritiba, os alas sobem bastante para apoiar o ataque. Com um pouco mais de liberdade para atuar na frente, espero poder repetir o desempenho que tive no Náutico", torce Rafael.
O lateral havia sido sondado pelo rival Sport (PE), mas achou a transferência arriscada. "A proposta era até mais vantajosa financeiramente, mas trocar o Náutico pelo Sport é perigoso. A rivalidade é ainda maior do que a entre o Atlético e Coritiba aqui no Paraná", comenta Rafael.