O Cruzeiro venceu o Coritiba por 4 a 1, neste domingo, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, e continua vivo na luta por uma das vagas para a Copa Libertadores da América. Com o resultado, os mineiros foram a 59 pontos e estão agora na 5.ª posição da tabela de classificação, mas três atrás do São Paulo, o quarto colocado.
Já os paranaenses, com a derrota, permanecem com 44 pontos, caíram para a 16.ª posição e estão a apenas uma colocação da zona de rebaixamento, com chances de disputar a Série B no ano que vem. Agora precisa vencer o Fluminense, em casa, para não cair.
Apesar do resultado elástico, o Cruzeiro demorou para entrar no jogo. O Coritiba abriu o placar logo aos 11 minutos do primeiro tempo com o zagueiro Jéci, que desviou para o gol de Fábio, depois que Marcelinho Paraíba cobrou falta pela esquerda com um chute rasteiro.
Leia mais:
Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo
São Paulo cria guia turístico do futebol paulista
Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro
Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início
Até o final da etapa inicial, os mineiros ofereceram pouco perigo ao Coritiba e pareciam que iriam deixar de vez a disputa por uma das vagas para a Libertadores. O técnico Adilson Batista optou, então, por substituir Leandro Lima pelo jovem Eliandro, ainda no primeiro tempo, e deu mais poder ofensivo para os mineiros.
Aos 44 minutos, o Cruzeiro empatou com o chute de longe de Henrique, sem chances de defesa para o goleiro Vanderlei. O Coritiba sentiu o gol e a virada cruzeirense aconteceu ainda nos acréscimos do primeiro tempo. Jonathan recebeu a bola perto da meia-lua e acertou o canto direito do gol, abrindo o caminho para a vitória.
Sem tomar conhecimento da equipe do técnico Ney Franco, o Cruzeiro ainda fez mais dois depois que voltou do intervalo. O terceiro saiu de pênalti, aos 10 minutos. Thiago Ribeiro foi derrubado na área por Cleiton e Wellington Paulista cobrou forte, com categoria.
Apático, o Coritiba não conseguiu oferecer perigo ao time da casa. Sem combate, os cruzeirenses Marquinhos Paraná e Thiago Ribeiro puderam trocar passes até encontrar Eliandro, que recebeu a bola livre e fechou o placar.
Na última rodada, o Cruzeiro irá até à Vila Belmiro para enfrentar o Santos precisando de uma vitória e de uma combinação de resultados - derrotas de São Paulo ou Palmeiras - para garantir uma das quatro vagas para a Libertadores.