Não foi desta vez que o Coritiba conseguiu chegar a uma final da Copa do Brasil e novamente a disputar uma Libertadores da América. Jogando mal, o Coxa perdeu para o Grêmio por 1 a 0 em pleno Couto Pereira.
A final da Copa do Brasil vai ser feita pelo Grêmio e pelo Corinthians - que venceu a Ponte Preta por 3 a 0.
Como era de se esperar, o Coritiba começou pressionando. Logo no primeiro minuto Enilton cabeceou uma bola com perigo para Danrlei. Mas o Grêmio aproveitava os contra-ataques e respondia também com perigo.
Leia mais:
Vaquinha congestiona site, arrecada quase R$ 8 mi em 24h e anima Corinthians
Marta concorre ao Prêmio Marta de gol mais bonito no feminino
Atuesta volta ao Palmeiras após empréstimo ao LAFC, mas não deve ficar
Londrina EC se apresenta com 13 jogadores e aguarda reforços
A empolgação durou pouco. O jogo foi se concentrando no meio-de-campo e poucas bolas penetravam nas grandes áreas. O campo molhado também dificultava o toque de bola na primeira meia hora.
As jogadas de ataque só voltaram a acontecer a partir dos 40 minutos, quando o Grêmio tentou o gol com toques de bola pela direita de ataque, mas o goleiro Junior - que havia entrado no lugar do titular Marcelo Cruz, que estava com febre - fez boa defesa.
Aos 43 foi a vez do Coritiba. Depois de uma tabela, Leandro driblou o zagueiro, mas errou o chute na hora da conclusão da jogada. E o primeiro tempo terminou em 0 a 0.
Para o segundo tempo, Ivo Wortmann tirou Leandro, que não havia feito um bom primeiro tempo, e colocou Da Silva para dar mais velocidade ao ataque. O Grêmio voltou com o mesmo time do primeiro tempo.
Aos 7 minutos, Anderson cobrou uma falta e a bola explodiu no peito do goleiro Danrlei. O lateral Rubens Cardoso saiu machucado para a entrada de Roger.
O gol do Grêmio saiu aos 15 minutos, quando Luiz Mário foi à linha de fundo e cruzou rasteiro. O goleiro Junior espalmou a bola para dentro da área nos pés do veterano Zinho que chutou para marcar.
Logo em seguida, o técnico Ivo Wortmann tirou o lateral Anderson para a entrada de mais um atacante, Silva. Mas quem quase marcou foi Da Silva, aos 13 minutos, quando penetrou na área, mas chutou torto.
O atacante Marcelinho Paraíba, do Grêmio, foi expulso aos 24 minutos depois de pisar no meia Mabília. Com a saída de Marcelinho, Wortmann mudou de novo o time, tirando o zagueiro Paulo Roberto para a entrada de Alemão.
Aos 27 minutos, Mabília perdeu uma grande oportunidade de gol. Alemão, que havia entrado, fez boa jogada pela esquerda do ataque e a bola sobrou para Mabília que virou, mas chutou completamente torto quase da marca do pênalti. Logo em seguida, Messias chtou de fora da área para boa defesa de Danrlei.
O Coritiba aumentou a pressão e por várias vezes a bola cruzou a área de Danrlei, mas sem que alguém conseguisse colocar a bola para dentro.
Aos 34 minutos, Mabília fez boa jogada, tabelou com Silva, entrou com a bola dominada e chutou para fora na saída do goleiro. O lance desanimou a torcida do Coxa que começou a deixar o Estádio Couto Pereira.
O técnico Tite, do Grêmio, vendo a pressão aumentar, tirou o atacante Luiz Mário para a entrada do zagueiro Alex Xavier, aos 36 minutos. Aos 38, Itaqui saiu machucado para a entrada de Gavião. Aos 42 minutos, Juliano foi expulso mesmo sem ter o cartão amarelo, após ter feito falta para impedir um contra-ataque do Grêmio.
O Coritiba tem ainda mais duas chances de participar da Libertadores da América do ano que vem. A Copa dos Campeões que será disputada no Nordeste, e o Campeonato Brasileiro.