Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
A partir desta 4a.

Curitiba sedia Mundial Feminino de Punhobol

Redação - Folha de Londrina
05 nov 2002 às 18:07

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

Começa nesta quarta-feira no Clube Duque de Caxias, em Curitiba, o 3º Campeonato Mundial Feminino de Punhobol. Vão participar cerca de 100 atletas da Argentina, Chile, Japão, Áustria, Suíça, Alemanha e Brasil. O jogo, que deu origem ao voleibol, é muito popular na Europa, mas sofre com a falta de incentivo no Brasil. Para a realização do campeonato, o único patrocínio foi conseguido através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte Amador de Curitiba. Foi o primeiro projeto patrocinado integralmente pela lei.

No Brasil, o punhobol é mais praticado nos estados do Sul do País onde há maior número de descendentes de alemães e austríacos. A seleção brasileira feminina é composta basicamente por atletas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tendo duas curitibanas. Patrícia Schmitt Lebert, 29 anos, e Alexandra Mascari Cezar, 34 anos, começaram a praticar punhobol na adolescência. Elas dizem que sempre contaram com o apoio da família para jogar, pois sempre houve dificuldade em obter patrocínio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O punhobol é jogado em três sets de 20 pontos cada. São cinco jogadores em posições fixas, sendo dois no ataque, dois na defesa e um levantador. O campo, em geral gramado, é bem maior do que no volei, sendo semelhante a um campo de pelada (50x20). A linha de saque fica a três metros da rede, que é um pouco mais baixa do que no voleibol.

Leia mais:

Imagem de destaque
Neste sábado

Jogadora do Corinthians bate o carro, atropela mulher, tenta fugir e é impedida de deixar local

Imagem de destaque
'Não quero ser alvo'

Luxemburgo diz que não quer mais ser treinador e explica motivo

Imagem de destaque
Julgamento

STF tem cinco votos para manter prisão do ex-jogador Robinho

Imagem de destaque
Eliminatórias

Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela


O campeonato vai até o próximo dia 11, com dois jogos por dia, sempre ao meio-dia e 16 horas. A estréia da seleção brasileira é amanhã, contra o Japão e em seguida contra a Alemanha. O presidente da Federação Internacional de Punhobol, Ernesto Dohnalek, disse que apesar da falta de patrocínio acredita que este será o melhor campeonato já realizado e, com isso, o esporte tende a ser mais divulgado. Os organizadores esperam um público total de 20 mil pessoas. O Clube Duque de Caxias fica na Rua Costa Rica, 1.173, no Bacacheri. A entrada para assistir os jogos é franca.


*Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina

Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade