Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Retrospectiva

Da incerteza ao acesso à Série B, 2015 consolida retomada do Londrina

André Bueno - Redação Bonde
30 dez 2015 às 17:12

Compartilhar notícia

- Arquivo/Bonde
Publicidade
Publicidade

O ano de 2015 para o Londrina Esporte Clube entrará para a história da agremiação após a conquista do acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro após 12 anos de ausência. A temporada deste ano começou com o Estadual em fevereiro e, após nove rodadas – 4 vitórias, 3 empates e 2 derrotas –, o Tubarão teve pela frente o Santos, na primeira fase da Copa do Brasil, no dia 17 de março.

Na oportunidade, o LEC perdeu pelo placar de 1 a 0, no estádio do Café. A equipe santista conquistou o triunfo depois de uma penalidade irregular. Após finalização de Renato aos sete minutos do segundo tempo, o árbitro Paulo Henrique Salmazio viu a bola bater no braço de Germano e anotou pênalti. Na cobrança, Robinho balançou as redes de Vítor. Com o revés, o Tubarão tentou reverter a desvantagem na Vila Belmiro, porém, novamente foi derrotado por 1 a 0 e se despediu da competição nacional.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Arquivo/Bonde
Arquivo/Bonde


Com a eliminação, o Londrina voltou sua atenção para o Estadual. Depois de terminar a fase de classificação na quinta colocação com 18 pontos em 11 partidas (5 vitórias, 3 empates e 3 derrotas) e despachar o Maringá nas quartas de finais, a agremiação alviceleste teve pela frente a semifinal contra o Coritiba. Na partida de ida, no Café, o Londrina venceu por 1 a 0. Entretanto, no jogo de volta, no dia 19 de abril, no Couto Pereira, o LEC perdeu por 3 a 0 e deu adeus ao bicampeonato estadual.

Leia mais:

Imagem de destaque
Adeus ao sonho

Botafogo sucumbe à maratona e amarga queda precoce no Mundial

Imagem de destaque
João Paulo Sampaio

Flamengo quer tirar 'pai de geração do bilhão' do Palmeiras

Imagem de destaque
Atual vice

Como Flamengo planeja transição do futebol a Bap com último ato de Braz

Imagem de destaque
Migos

Ex-rivais, Talles Magno cita amizade com Hugo no Corinthians


Arquivo/Bonde
Arquivo/Bonde


Com a eliminação da decisão do Estadual, o Londrina encarou a final do Interior contra o Foz do Iguaçu. No dia 25 de abril, o LEC empatou em 1 a 1, fora de casa. No jogo de volta, disputado no dia 30, o Tubarão ergueu a taça ao vencer o Azulão por 2 a 0.

Publicidade


Arquivo/Bonde
Arquivo/Bonde


Após a conquista, o Londrina iniciou sua caminhada na Série C do Brasileirão no Grupo B juntamente com Portuguesa, Tupi-MG, Brasil de Pelotas, Juventude, Guarani, Tombense, Guaratinguetá, Madureira e Caxias. O torneio começou em maio e, após três vitórias – Portuguesa, Guarani e Tombense – e um empate – Juventude – o Londrina sofreu seu primeiro revés na competição contra o Brasil de Pelotas por 3 a 1, fora de casa, no dia 28 de junho.


O Tubarão vencia o confronto diante dos gaúchos até aos 40 minutos do segundo. Depois de um 'apagão', a estrela do atacante Leandrão brilhou e o jogador marcou três gols. Questionado pela torcida alviceleste, o técnico Cláudio Tencati balançou no cargo na rodada seguinte quando empatou sem gols contra o Guaratinguetá no estádio do Café, no dia 5 de julho. O resultado fez uma vítima. O meia Celsinho foi dispensado do clube por seu rendimento dentro de campo e, dias depois, renovou o contrato com o Londrina e foi emprestado para o Figueirense, que disputava a Série A do Brasileirão.

Publicidade


Arquivo/Bonde
Arquivo/Bonde


Mesmo com o 'recado' aos demais jogadores do elenco, o Londrina empatou em 1 a 1 contra o Caxias e venceu o Tupi por 1 a 0. Ambas as partidas foram fora de casa. Porém, na última rodada do primeiro turno, o Londrina empatou em 0 a 0 diante do Madureira, no dia 26 de julho. Na partida, o Tubarão teve a chance de vencer a equipe carioca aos 37 minutos do segundo mas o lateral-direito Maicon cobrou uma penalidade e o goleiro Márcio fez a defesa.


Arquivo/Bonde
Arquivo/Bonde


Na abertura do returno, o Londrina voltou a empatar. Desta vez, contra a Portuguesa, em São Paulo, pelo placar de 1 a 1. No dia 8 de agosto, o gestor Sérgio Malucelli perdeu a paciência com seus comandados depois do empate com o Guarani em 2 a 2, no Café. No embate contra os paulistas, o Londrina sofreu mais um 'apagão'. O Tubarão vencia o confronto até aos 45 minutos do segundo tempo quando o lateral-esquerdo Allan Vieira colocou a mão na bola e a arbitragem anotou penalidade e o Bugre obteve a igualdade no marcador.

Publicidade


Arquivo/Bonde
Arquivo/Bonde


Três dias depois do empate, Sérgio Malucelli comunicou que os jogadores Allan Vieira e Maicon estavam barrados e cobrou todo o elenco alviceleste. Depois da discussão, o Londrina teve três vitórias consecutivas contra Juventude, Tombense e Brasil de Pelotas e foi derrotado pelo Guaratinguetá. Neste período, Allan Vieira se transferiu para o Santa Cruz enquanto Maicon voltou a treinar com o grupo.


Arquivo/Bonde
Arquivo/Bonde


Nas três últimas rodadas, o Londrina encerrou sua participação na primeira fase com um empate contra o Caxias e vitórias contra Tupi e Madureira. O Tubarão terminou na primeira colocação da chave com 34 pontos em 18 partidas (9 vitórias, 7 empates e 2 derrotas). Nas quartas de finais, o Londrina teve pela frente o Confiança e, após um empate sem gols em Sergipe, a equipe paranaense garantiu sua vaga na Série B do próximo ano com uma vitória por 1 a 0, no dia 18 de outubro. O Tubarão participará pela 20ª vez da Segunda Divisão Nacional.


Arquivo/Bonde
Arquivo/Bonde


Na sequência, o Londrina teve pela frente o Tupi nas semifinais. Depois de dois empates sem gols, o Londrina conquistou a vaga na decisão após vencer os mineiros na disputa por pênaltis – 5 a 3, no dia 31 de outubro. Na final, o Tubarão encarou o Vila Nova. Na partida de ida, o LEC venceu diante de seus torcedores o time goiano por 1 a 0, no entanto, o confronto de volta, no dia 21 de novembro, no estádio Serra Dourada, o Londrina acabou sendo derrotado por 4 a 1 e ficou com o vice-campeonato.


Arquivo/Bonde
Arquivo/Bonde


TENCATI – O treinador Cláudio Tencati completou durante a Série C do Brasileiro a marca de 150 jogos à frente do Londrina. No dia 27 de setembro, na vitória por 1 a 0 contra o Madureira, o treinador utilizou uma camisa comemorativa. O comandante assumiu o Tubarão no dia 21 de abril de 2011 e terminou a temporada deste ano com 156 partidas – 80 vitórias, 42 empates e 34 derrotas.

Arquivo/Bonde
Arquivo/Bonde


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade