O ano de 2015 para o Londrina Esporte Clube entrará para a história da agremiação após a conquista do acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro após 12 anos de ausência. A temporada deste ano começou com o Estadual em fevereiro e, após nove rodadas – 4 vitórias, 3 empates e 2 derrotas –, o Tubarão teve pela frente o Santos, na primeira fase da Copa do Brasil, no dia 17 de março.
Na oportunidade, o LEC perdeu pelo placar de 1 a 0, no estádio do Café. A equipe santista conquistou o triunfo depois de uma penalidade irregular. Após finalização de Renato aos sete minutos do segundo tempo, o árbitro Paulo Henrique Salmazio viu a bola bater no braço de Germano e anotou pênalti. Na cobrança, Robinho balançou as redes de Vítor. Com o revés, o Tubarão tentou reverter a desvantagem na Vila Belmiro, porém, novamente foi derrotado por 1 a 0 e se despediu da competição nacional.
Com a eliminação, o Londrina voltou sua atenção para o Estadual. Depois de terminar a fase de classificação na quinta colocação com 18 pontos em 11 partidas (5 vitórias, 3 empates e 3 derrotas) e despachar o Maringá nas quartas de finais, a agremiação alviceleste teve pela frente a semifinal contra o Coritiba. Na partida de ida, no Café, o Londrina venceu por 1 a 0. Entretanto, no jogo de volta, no dia 19 de abril, no Couto Pereira, o LEC perdeu por 3 a 0 e deu adeus ao bicampeonato estadual.
Leia mais:
Botafogo sucumbe à maratona e amarga queda precoce no Mundial
Flamengo quer tirar 'pai de geração do bilhão' do Palmeiras
Como Flamengo planeja transição do futebol a Bap com último ato de Braz
Ex-rivais, Talles Magno cita amizade com Hugo no Corinthians
Com a eliminação da decisão do Estadual, o Londrina encarou a final do Interior contra o Foz do Iguaçu. No dia 25 de abril, o LEC empatou em 1 a 1, fora de casa. No jogo de volta, disputado no dia 30, o Tubarão ergueu a taça ao vencer o Azulão por 2 a 0.
Após a conquista, o Londrina iniciou sua caminhada na Série C do Brasileirão no Grupo B juntamente com Portuguesa, Tupi-MG, Brasil de Pelotas, Juventude, Guarani, Tombense, Guaratinguetá, Madureira e Caxias. O torneio começou em maio e, após três vitórias – Portuguesa, Guarani e Tombense – e um empate – Juventude – o Londrina sofreu seu primeiro revés na competição contra o Brasil de Pelotas por 3 a 1, fora de casa, no dia 28 de junho.
O Tubarão vencia o confronto diante dos gaúchos até aos 40 minutos do segundo. Depois de um 'apagão', a estrela do atacante Leandrão brilhou e o jogador marcou três gols. Questionado pela torcida alviceleste, o técnico Cláudio Tencati balançou no cargo na rodada seguinte quando empatou sem gols contra o Guaratinguetá no estádio do Café, no dia 5 de julho. O resultado fez uma vítima. O meia Celsinho foi dispensado do clube por seu rendimento dentro de campo e, dias depois, renovou o contrato com o Londrina e foi emprestado para o Figueirense, que disputava a Série A do Brasileirão.
Mesmo com o 'recado' aos demais jogadores do elenco, o Londrina empatou em 1 a 1 contra o Caxias e venceu o Tupi por 1 a 0. Ambas as partidas foram fora de casa. Porém, na última rodada do primeiro turno, o Londrina empatou em 0 a 0 diante do Madureira, no dia 26 de julho. Na partida, o Tubarão teve a chance de vencer a equipe carioca aos 37 minutos do segundo mas o lateral-direito Maicon cobrou uma penalidade e o goleiro Márcio fez a defesa.
Na abertura do returno, o Londrina voltou a empatar. Desta vez, contra a Portuguesa, em São Paulo, pelo placar de 1 a 1. No dia 8 de agosto, o gestor Sérgio Malucelli perdeu a paciência com seus comandados depois do empate com o Guarani em 2 a 2, no Café. No embate contra os paulistas, o Londrina sofreu mais um 'apagão'. O Tubarão vencia o confronto até aos 45 minutos do segundo tempo quando o lateral-esquerdo Allan Vieira colocou a mão na bola e a arbitragem anotou penalidade e o Bugre obteve a igualdade no marcador.
Três dias depois do empate, Sérgio Malucelli comunicou que os jogadores Allan Vieira e Maicon estavam barrados e cobrou todo o elenco alviceleste. Depois da discussão, o Londrina teve três vitórias consecutivas contra Juventude, Tombense e Brasil de Pelotas e foi derrotado pelo Guaratinguetá. Neste período, Allan Vieira se transferiu para o Santa Cruz enquanto Maicon voltou a treinar com o grupo.
Nas três últimas rodadas, o Londrina encerrou sua participação na primeira fase com um empate contra o Caxias e vitórias contra Tupi e Madureira. O Tubarão terminou na primeira colocação da chave com 34 pontos em 18 partidas (9 vitórias, 7 empates e 2 derrotas). Nas quartas de finais, o Londrina teve pela frente o Confiança e, após um empate sem gols em Sergipe, a equipe paranaense garantiu sua vaga na Série B do próximo ano com uma vitória por 1 a 0, no dia 18 de outubro. O Tubarão participará pela 20ª vez da Segunda Divisão Nacional.
Na sequência, o Londrina teve pela frente o Tupi nas semifinais. Depois de dois empates sem gols, o Londrina conquistou a vaga na decisão após vencer os mineiros na disputa por pênaltis – 5 a 3, no dia 31 de outubro. Na final, o Tubarão encarou o Vila Nova. Na partida de ida, o LEC venceu diante de seus torcedores o time goiano por 1 a 0, no entanto, o confronto de volta, no dia 21 de novembro, no estádio Serra Dourada, o Londrina acabou sendo derrotado por 4 a 1 e ficou com o vice-campeonato.
TENCATI – O treinador Cláudio Tencati completou durante a Série C do Brasileiro a marca de 150 jogos à frente do Londrina. No dia 27 de setembro, na vitória por 1 a 0 contra o Madureira, o treinador utilizou uma camisa comemorativa. O comandante assumiu o Tubarão no dia 21 de abril de 2011 e terminou a temporada deste ano com 156 partidas – 80 vitórias, 42 empates e 34 derrotas.