Na tarde desta quarta-feira (17), os representantes dos clubes da primeira divisão do Campeonato Paranaense se reuniram na sede da Federação Paranaense de Futebol, em arbitral para definir a disputa do Campeonato Paranaense de 2013.
O modelo de disputa será o mesmo de 2011 e 2012, com mudanças somente nas duas partidas da grande final. As doze equipes se enfrentam em turno e returno (onze rodadas por turno). O campeão de cada turno se credencia a disputar a taça do estadual - se um mesmo clube vencer os dois turnos, será automaticamente o Campeão Paranaense.
A principal alteração no regulamento diz respeito à presença do critério de saldo de gols na final, o que não existia na fórmula anterior. Então, por exemplo, se o time A vencer o jogo de ida por 1 a 0 e o time B ganhar a partida de volta por 2 a 0, o título fica com o clube B, justamente pela existência do saldo de gols.
Leia mais:
Nordeste terá recorde de clubes no Brasileirão
Botafogo chega mais perto do título, e Corinthians da Libertadores
Londrina EC muda comissão técnica e contrata head comercial
Delegação do Botafogo chega ao Rio, e multidão lota praia para comemorar
Outra novidade, que valoriza ainda mais o campeonato, é que não haverá disputa por pênaltis em caso de dois resultados iguais na final. Por exemplo: se o time A vencer o jogo de ida por 1 a 0 e a equipe B ganhar por 2 a 1 na partida de volta (na somatória dos dois jogos o placar ficaria 2 a 2), o título fica com o clube que tiver melhor campanha na classificação geral.
A reunião do Conselho Arbitral, realizada na sede da FPF, ainda tratou de outros assuntos como laudos técnicos para liberação dos estádios, taxas de arbitragem, e vagas na Copa do Brasil e na Série D do ano que vem.